Há alguns meses, nós falamos sobre o sucesso repentino do Clubhouse, uma rede social baseada exclusivamente em áudio na qual participantes criam salas com temas livres e conversam por horas sobre determinado assunto.
A ideia pareceu tão promissora que outras empresas começaram a investir em suas próprias plataformas de áudio: recentemente, o Twitter lançou o Espaços (Spaces) e o Facebook também revelou seus recursos de chat com áudio. Agora, é a vez do Spotify entrar no jogo!
O serviço de streaming lançou seu novo aplicativo, o Greenroom. Trata-se basicamente de uma reformulação do Locker Room, antiga rede social voltada para os fãs de esportes, a qual o Spotify adquiriu em março passado.
Sem surpresas, o Greenroom é voltado para os mais de 356 milhões de usuários (dos planos gratuito e premium). Desta forma, qualquer um pode entrar no aplicativo usando o mesmo email e senha do Spotify e já está apto para iniciar ou participar de salas ao vivo — eliminando, portanto, a necessidade de convites.
Os ambientes são definidos por temas (tais como esportes, música, cultura pop, filmes, séries e notícias) mas é possível criar salas com temas livres. Por ora, cada evento suporta até 1.000 ouvintes simultâneos.
Em eventos de maior porte, um moderador pode controlar a conversa e é possível “levantar a mão” para pedir a palavra. Quem estiver ouvindo também pode “aplaudir” dando uma espécie de moeda virtual — as gemas (gems), que por enquanto não têm nenhum valor real e são exibidas ao lado do perfil dos usuários.
Além disso, a empresa sueca também anunciou o Fundo de Criadores (Creator Fund), que ajudará criadores de conteúdo a gerar receita para seus trabalhos.
A empresa, no entanto, ainda não compartilhou mais detalhes sobre esse recurso — apenas disse que ele estará disponível inicialmente nos Estados Unidos. Em vez disso, ela disponibilizou um formulário de inscrição para quem se interessar em saber mais sobre esta oportunidade.
O Greenroom já está disponível para download em 135 países; por enquanto, o app está todo em inglês, mas o Spotify planeja expandir os idiomas suportados gradualmente. Alguém aí vai testar a nova rede social? 🎙️
via TechCrunch