O melhor pedaço da Maçã.

Conceito do iOS 16 tem rede social no Fotos, Siri integrada ao Mapas e mais

Conceito do iOS 16

O iOS 15 mal viu a luz do dia e já tem gente por aí pensando no seu sucessor. A nova versão do sistema está trazendo diversas melhorias para o iPhone, como o SharePlay, o Live Text, o recurso Foco, um Safari totalmente renovado e muito mais. Aliás, recentemente publicamos um vídeo com as novidades da tela de início, de widgets e do Spotlight no iOS 15.

Publicidade

Embora ainda estejamos na primeira versão beta dos novos sistemas, o designer Parker Ortolani compartilhou com o 9to5Mac um conceito para o iOS 16, que inclusive já teve direito a duas partes.

Vamos conferir as ideias dele!

Tela de início e bloqueio

Vamos começar pela tela de início, na qual, diferente dos iOS 15, os widgets seriam interativos — podendo executar muito mais tarefas diretamente pela tela de início. Já publicamos, vale notar, um conceito sobre isso por aqui.

A Biblioteca de Apps poderia ser acessada em qualquer tela de início por meio de um ícone específico, assim como acontece no iPadOS 15. Em iPhones, ela ainda é acessada à direita da última tela de início.

Já na tela bloqueada, um ícone do Foco tomaria o lugar do da câmera. E, ao ativá-lo, o iPhone poderia trocar de papel de parede automaticamente.

Siri

No iOS 15 a Siri ganhou algumas melhorias interessantes, podendo até mesmo ser usada sem conexão com a internet (em certos idiomas). No entanto, Ortolani imaginou algumas melhorias que tornariam a assistente virtual dos iPhones ainda mais útil.

Primeiramente, seria possível ver um histórico dos seus pedidas feitos a ela. Além disso, seria possível pedir à Siri para reproduzir algum conteúdo via AirPlay, bastando dizer: “E aí, Siri, toque essa música nos meus AirPods”.

Publicidade

A assistente também poderia lhe ajudar a fazer pedidos de delivery de comida, com o chamado “Order with Apple” (algo como “Peça com a Apple”), que se integraria ao menu dos restaurantes presentes no Mapas da Apple.

Fotos

O aplicativo Fotos recebeu algumas novidades no iOS 15, como a possibilidade de ocultar pessoas do recurso Memórias, a exibição de dados EXIF e também o reconhecimento de textos, palavras e números em suas fotos com o Live Text. No entanto, Ortolani pensou em formas de tornar o aplicativo um pouco mais parecido com uma rede social.

A nova aba chamada Compartilhados mostraria fotos enviadas por seus amigos e familiares, e agiria como um feed do Instagram. O design dela se assemelharia bastante ao agrupamento de fotos do iMessage no iOS 15. Além disso, haveria a possibilidade de criar um perfil, similar ao do iMessage, diretamente pelo Fotos.

Publicidade

Na seção Perfil, seria possível ver as principais fotos dos seus amigos; já no feed, seria possível fazer comentários e compartilhar fotos com seus contatos. Bem parecido com o Instagram, não?

Música e sons

O designer imaginou o renascimento do Cover Flow — um recurso presente em iPods, no iTunes e no iPhone que foi removido do iOS em 2013 —, o qual permite navegar por suas músicas em uma espécie de carrossel . Ele imaginou um design um pouco mais moderno para a interface, alinhado à linguagem visual do iOS.

Ortolani ainda imaginou um aplicativo específico para sons ambientes, algo que no iOS 15 fica escondido nos ajustes de acessibilidade. Esse app tornaria mais fácil encontrar sons ambientes como oceano, rio ou chuva — todos com suporte ao Áudio Espacial, é claro.

Utilidades

O designer também imaginou melhorias para alguns utilitários do iOS. Para começar, a Calculadora mostraria um histórico de contas passadas e teria um botão de desfazer – mais fácil de entender do que com gestos.

O Relógio ganharia um novo design, a possibilidade de marcar múltiplos timers e poder salvá-los em seus favoritos para ter acesso rápido a eles.

Apple Watch

O aplicativo para Apple Watch também ganharia algumas melhorias. Uma nova galeria de mostradores permitiria filtrá-los por categoria ou cor, além da possibilidade de ver os mostradores compartilhados por seus amigos.

O app também teria uma nova aba para pulseiras, mostrando diferentes combinações para o seu relógio disponíveis para compra em Apple Stores. Haveria, inclusive, sugestões de mostradores para combinar com a cor das suas pulseiras.


Ufa! É uma avalanche de ideias, mas algumas até que seriam bem legais se fossem implementadas na próxima versão do sistema.

Por enquanto, temos que nos contentar com as novidades do iOS 15 — que, caso você não saiba, vai rodar em todos os iPhones com iOS 14, porém com algumas limitações em alguns modelos. Ele deverá ser lançado para todos até setembro/outubro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como cancelar a assinatura do Apple TV+ [iPhone, iPad, Mac e web]

Próx. Post

LG poderá vender iPhones em lojas na Coreia do Sul

Posts Relacionados