Praticamente a maioria das grandes companhias de aviação oferece conexões de internet a bordo para passageiros — no entanto, em muitos casos, esse serviço deve ser contratado à parte pelo consumidor.
A GOL, por exemplo, possui 100% da frota equipada com Wi-Fi — mas o serviço custa entre R$10 e R$58, dependendo do pacote contratado. Já a LATAM oferece o serviço em apenas alguns aviões — com custo entre R$18 e R$45.
A Azul, por outro lado, já conta com 17 aeronaves (entre jatos Airbus A320neo e Embraer 195-E2) com sistema de Wi-Fi instalado e pretende, até o final de 2021, ampliar esse número para 35 aeronaves — o diferencial é que o serviço será totalmente grátis para passageiros.
Segundo a companhia, a velocidade será de cerca de 30Mbps — a conexão mais rápida do mundo entre as companhias aéreas.
O nosso Modo Azul pretende deixar a experiência de nossos clientes a bordo ainda mais completa. Durante anos, as pessoas precisaram se desconectar do mundo enquanto voavam, mas, agora, pra quem é Cliente Azul, o Modo Avião será completamente diferente e revolucionará o jeito de voar, reunindo diversas opções de entretenimento a bordo, inclusive com a nossa consolidada TV ao vivo.
—Marco Barbosa, diretor de experiência do cliente da Azul
Veremos como isso funcionará na prática, levando em conta o número de usuários que poderão acessar a rede simultaneamente.