O melhor pedaço da Maçã.

Como compactar documentos do Pages, Numbers ou Keynote [Mac]

A dica é válida para aqueles documentos que contenham muitas fotos ou vídeos

Se você usa com frequência algum dos aplicativos da suíte de produtividade iWork da Apple (composta pelos apps Pages, Numbers e Keynote) e costuma inserir muitas imagens, áudios ou vídeos, já deve ter se dado conta que os arquivos costumam ficar bem pesados. Isso pode dificultar o compartilhamento deles com alguém por email, por exemplo.

Publicidade

De forma nativa, a Apple permite que você reduza o tamanho desses documentos no Mac, incluindo a possibilidade de reduzir o arquivo original ou apenas uma cópia dele. Veja só como é fácil!

Com o documento aberto, vá em Arquivo » Reduzir Tamanho do Arquivo… (na barra de menus do Mac). Por lá, você verá algumas opções que podem ajudar na diminuição do seu tamanho. Na seção “Geral”, você pode:

  • Reduzir imagens grandes: ao optar por esse ajuste, as imagens serão ajustadas à resolução usada no documento — preservando sua qualidade visual.
  • Remover partes cortadas de filmes e áudio: essa opção pode ser usada em momentos nos quais você tenha precisado cortar um filme ou um arquivo de áudio. Para economizar espaço, as partes recortadas serão apagadas.

Na seção “Formato do Filme”, você pode optar se quer usar algum arquivo de vídeo em um formato mais compatível (o H.264) com outros Macs e iPhones/iPads ou manter o seu formato original. Fique atento que, ao escolher esse último, os formatos de filmes incompatíveis com o iPhone/iPad não são otimizados. Isso, portanto, vai impossibilitar a sua reprodução nesses aparelhos.

Publicidade

Em Macs que estão rodando o macOS High Sierra 10.13 ou superior — e que são compatíveis com o formato —, é possível ainda ver a opção “Alta Eficiência (HEVC)”. Esse formato possui uma melhor qualidade e um tamanho menor, mas é compatível apenas com iPhones rodando minimamente o iOS 11 e iPads minimamente com o iPadOS 13.

Em “Qualidade do Filme”, você pode mudar a resolução máxima na qual os arquivos de vídeo serão reproduzidos. Se optar por “Qualidade Baixa/Arquivo Menor”, o tamanho do documento será diminuído de uma forma bem significativa.

Depois que fizer todos esses ajustes, escolha entre “Reduzir Este Arquivo” ou “Reduzir uma Cópia”. A primeira opção aplica os ajustes no documento original; a segunda cria uma cópia otimizada do documento, preservando o original intacto.

Publicidade

Após dar um nome ao documento e escolher onde quer salvá-lo, basta clicar em “Salvar”.


Ícone do app Pages
Pages de Apple
Compatível com Macs
Versão 13.2 (290.8 MB)
Requer o macOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Numbers
Numbers de Apple
Compatível com Macs
Versão 13.2 (255.4 MB)
Requer o macOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Keynote
Keynote de Apple
Compatível com Macs
Versão 13.2 (362.4 MB)
Requer o macOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Deu certo por aí? 👨‍💻

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como desativar a transferência automática de músicas do Apple Watch

Próx. Post

Como restaurar o HomePod mini usando um Mac ou PC

Posts Relacionados