Não é fácil manter tudo isso por tantos anos seguidos, muito menos com o nível de dedicação e qualidade que nos impomos diariamente. O MM é um dos poucos sites constantemente atualizados inclusive em finais de semana e feriados, e, apesar de contarmos com a colaboração de uma equipe da qual nos orgulhamos muito, a maioria desse trabalho é mantida basicamente pela dupla Rafael Fischmann e Eduardo Marques, bem como pelos nossos quatro redatores fixos.
Nossos custos mensais — incluindo hospedagem de toda a nossa infraestrutura, remuneração de colunistas e moderadores do MM Fórum, resolução de problemas técnicos, equipamentos, etc. — são bastante elevados e englobam, obviamente, nossos salários (o MM é um trabalho de turno integral; o projeto das nossas vidas).
A ideia era que o MM pudesse se sustentar com publicidade, mas a realidade infelizmente não é essa.
É por isso tudo que você (fã, leitor, ouvinte, apoiador, colaborador ou como quer que prefira se colocar) pode nos ajudar, financeiramente, a manter todo esse projeto em pé e crescendo — seja pelo Patreon ou pelo Catarse (ótima opção, já que estamos falando de uma plataforma brasileira, em reais).
Publicidade
De quebra, você ainda ganha alguns benefícios como participar dos sorteios que realizamos no site, ter a chance de participar de um episódio do nosso podcast, prioridade para viajar com a gente em futuros MM Tours (se tudo der certo, a viagem voltará neste ano!), acessar um grupo fechado no Facebook para bater papo com a equipe e outros patrões, acessar o site (e o nosso app) sem banners de propaganda, entre outras coisas.
A verdade é que não importa a quantia. Mesmo se for o mínimo possível, somos igual e eternamente gratos a todos. Nosso conteúdo nunca terá uma paywall; por outro lado, precisamos nos sustentar para que todo esse conteúdo gerado sobreviva.
Publicidade
Por isso, somos absurdamente gratos a todos os que apoiam o nosso trabalho no MM, em especial aos nossos patrões a seguir listados. Saibam que *todos* vocês estão contribuindo enormemente para o mantimento do nosso projeto.
Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Depois foi morar fora para estudar e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa em frente a uma Apple Store, é abduzido. Carioca e flamenguista, trabalha em um MacBook Pro de 16" (2021) e usa um iPhone 15 Pro Max, um Apple Watch Ultra 2 e uma Apple TV 4K (1ª geração), além dos AirPods Pro 2.