A Kantar BrandZ faz anualmente um levantamento para determinar as marcas mais valiosas do mundo e, hoje, a empresa apresentou mais uma edição da BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands. Como de costume, grande parte das dez primeiras colocações é dominada por companhias de tecnologia.
A Amazon manteve o primeiro lugar da lista com um valor estimado de US$683,8 bilhões — em comparação ao ano passado, ela cresceu 64% —, enquanto a Apple mais uma vez ficou na vice-liderança com um valor de US$611,9 bilhões e crescimento de 74%. Assim como em 2020, a distância entre as duas primeiras colocadas está consideravelmente maior.
Em terceiro está o Google, com um valor estimado em US$457,9 bilhões, seguido pela Microsoft (US$410,2 bilhões). Surpreendentemente, a Tencent (maior empresa chinesa de mídias sociais e jogos) tomou para si o quinto lugar (US$240,9 bilhões), aparecendo acima da Alibaba (proprietária do AliExpress; US$196,9 bilhões), que ficou com a sétima colocação — atrás do Facebook (sexto lugar; US$226,7 bilhões).
Finalmente, temos a Visa (US$191,2 bilhões), o McDonald’s (US$154,9 bilhões) e a Mastercard (US$112,8 bilhões) completando o Top 10. Vale mencionar também o TikTok, que estreou em 79º lugar no ano passado e subiu para a 45ª colocação. Hoje, a marca da rede social vale aproximadamente US$43,5 bilhões.
O documento destacou outras marcas de empresas que não aparecem no topo, mas que cresceram de forma inesperada. É o caso das chinesas Pinduoduo e Meituan (atuantes no ecommerce) e a americana Tesla (marca que teve o crescimento mais rápido e se tornou a empresa de automóveis mais valiosa). A companhia de Elon Musk aumentou seu valor em 275% em comparação ao ano passado, valendo agora US$42,6 bilhões.
O levantamento constatou, ainda, que as marcas chinesas têm tomado cada vez mais espaço e hoje lideram sobre as europeias. A China representou 14% das 100 maiores marcas (há uma década, elas eram 11%) enquanto as empresas europeias compuseram 8% (ante 20%, há 10 anos). As empresas americanas, contudo, cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74% do ranking.
via B9