O Macintosh 128K foi o primeiro computador da família Mac a ser introduzido pela Apple, lá em 1984. Nessa época, a empresa queria competir com a IBM e, para tornar seu anúncio ainda mais chamativo, lançou um dos comerciais mais memoráveis da história da computação — dirigido por ninguém menos que Ridley Scott.
Relembre-o abaixo:
Quase 40 anos depois, tanto os computadores da Apple quanto seus comerciais evoluíram para novas tendências, e foi esse o pensamento do motion designer Thibaut Crepelle.
Ele produziu um comercial para o Macintosh de 1984, mas com a linguagem visual dos comerciais da Apple de hoje em dia — totalmente diferente do vídeo original, é claro.
O comercial foi maravilhosamente produzido e pensado em cada detalhe. Crepelle adicionou movimentos, transformou elementos da interface 2D em 3D e até incluiu uma homenagem ao papel de parede do macOS Monterey 12.
Eu queria seguir minha ideia de criar designs de movimento moderno para produtos vintage. […] O Macintosh era o produto perfeito para isso: foi produzido em 1984 e foi o primeiro produto em grande escala projetado pela Apple. Olhando para trás, é notavelmente óbvio como foi a pedra fundamental de toda a filosofia da Apple: design e experiência do usuário acima de tudo.
Confira, abaixo:
Eu diria que o visual retrô do Macintosh casou muitíssimo bem com a linguagem visual dos novos comerciais da Maçã — e fiquei até com vontade de ver esses ícones se tornarem realidade.
É bem legal ver como os elementos de design do Macintosh 128K continuam até hoje a reverberar. Aos interessados, o designer deu mais detalhes do seu processo criativo em um post no Behance.
via The Loop