Cada um de nós tem um espaço no coração reservado para aquele produto da Apple que mais nos chama a atenção. Talvez seja um Mac (aquele que nos introduziu à linguagem dos computadores pessoais); talvez seja um iPod (aquele que trouxe mais músicas para o nosso dia a dia); ou, quem sabe, o iPhone (aquele que ditou a tendência para os smartphones como conhecemos hoje).
Seja qual for o produto, ele foi meticulosamente desenhado, projetado, testado e demarcado com uma maçã, e então, enviado para as mãos de milhares de consumidores ao redor do mundo. De fato, existem certas pessoas que apreciam tanto essas peças a ponto de guardá-las, colecioná-las e, nesse caso, expô-las.
Ed Bindels, fundador da Amac (a maior revendedora e assistência técnica de produtos Apple dos Países Baixos) é o criador do Apple Museum, um museu com mais de 5.000 produtos cobrindo a história da Maçã, desde 1977 até hoje.
Minha necessidade de colecionar começou cedo […] Antes de fundar a Amac, em 2005, eu já tinha um Macintosh portátil no sótão. “Portátil” é relativo, dada a pesada bateria de chumbo. É ótimo compará-lo ao lado de MacBooks atuais.

Durante a pandemia, Bindels aproveitou para adicionar novos produtos da Apple à sua coleção. Suas peças se juntarão às do recém-fechado Apple Museum da região de Drenthe, em uma coleção de produtos raros e que agora também incluirá uma biblioteca completa de manuais, pôsteres e praticamente todos os softwares que a Apple já lançou.
O museu contará não só com modelos de Macs, como também de iPods, iPhones, iPads e outros aparelhos expostos em ordem cronológica, contando suas histórias e como foram revolucionários para o seu tempo.

A exposição, no entanto, carece de algumas peças mais singulares, como o Apple I (o primeiro computador da Maçã construído em 1976 pelo seu cofundador Steve Wozniak), assim como o Apple Lisa I, o NeXT Cube e o Macintosh TV.
O museu será aberto em 2022, no shopping The Wall (na cidade de Utrecht). Quem sabe, quando pudermos voltar a viajar, não dê para dar uma passada lá?… ✈️
De qualquer forma, pode-se esperar que essa seja uma coleção e tanto! O Apple Museum mostrará o cuidado e a atenção aos detalhes da Maçã desde o pensamento à construção de seus mais variados produtos.
E para você, qual é o produto da Maçã que mais lhe marcou? Para mim, foi o iPod nano de quarta geração. 😉
via Lets Go Digital