Anualmente, a Apple apresenta uma leva de novos sistemas operacionais e sempre bate aquela dúvida: será que esse recurso vai ser compatível com o meu aparelho? Pois bem, nós já comentamos aqui sobre o suporte do iOS 15 e do iPadOS 15, bem como do watchOS 8, do macOS Monterey 12 e do tvOS 15 — este último, de certa forma, “esquecido no churrasco”.
Mesmo assim, garantir que seu aparelho receberá a próxima atualização não significa que ele necessariamente terá acesso a todos os novos recursos, haja vista que isso depende de muitos fatores como quantidade de memória, capacidade de processamento… ou, simplesmente, por uma decisão arbitrária mesmo da Apple.
Falando especificamente dos Macs, que recentemente começaram uma transição para o Apple Silicon, alguns dos principais recursos do macOS Monterey 12 chegarão apenas às máquinas com o M1. É o caso do Modo Retrato no FaceTime, do Live Text, da nova experiência interativa no Mapas, algumas melhorias na Siri e mais.
Algumas outras novidades, no entanto, não são exclusivas de Macs com processador M1, mas contam com requerimentos específicos. São elas:
- Áudio Espacial no FaceTime: requer Macs 2018 ou mais recentes.
- Captura de Objetos com RA: requer Macs com, no mínimo 16GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. e 4GB de VRAM.
- Modo Pouca Energia: requer MacBooks (Air/Pro) de 2016 ou mais recentes.
Mesmo assim, dois dos principais recursos que a Maçã destacou durante na keynote de abertura da WWDC21 não funcionarão em todos os Macs: o Controle Universal e o AirPlay. Confira cada um deles e a lista de aparelhos compatíveis.
Controle Universal
O recurso tem a ver com continuidade. Com o Controle Universal, usuários poderão usar um único mouse/teclado para controlar tanto o Mac quanto um iPad — e até mesmo ou segundo, um terceiro ou um quarto Mac, já que o recurso funciona com até quatro aparelhos.
Bastará colocar um iPad, por exemplo, perto de outro Mac e mover o cursor para o lado. Fazendo isso, o sistema reconhecerá que você quer controlar o tablet com o mouse e passará a operar nesse dispositivo.
Eis os Macs que suportarão o recurso:
- iMac (2017 e posterior)
- iMac (5K Retina de 27 polegadas, final de 2015)
- iMac Pro
- Mac mini (2018 ou posterior)
- Mac Pro (2019)
- MacBook Air (2018 ou posterior)
- MacBook Pro (2016 ou posterior)
- MacBook (2016 ou posterior)
Ainda assim, nem todos os iPads funcionarão com o Controle Universal. Aqui está a lista dos tablets que estão dentro:
- iPad Pro (todos os modelos)
- iPad Air (3ª geração ou posterior)
- iPad (6ª geração ou posterior)
- iPad mini (5ª geração ou posterior)
No mais, os dispositivos precisam estar logados no mesmo ID Apple e usando a autenticação de dois fatores, com o Bluetooth, o Wi-Fi e o Handoff ligados, além de estarem a menos de 10 metros um do outro. Por fim, nem o Mac nem o iPad podem estar compartilhando a internet com outros dispositivos.
AirPlay
O tão famoso AirPlay que conhecemos também chegará ao Mac. No macOS Monterey, usuários poderão “jogar” conteúdos de seus iPhones e iPads para a tela maior dos computadores da Maçã.

Tudo funcionará como já conhecemos: o Mac em questão aparecerá na lista de dispositivos compatíveis e bastará tocar no nome dele para que o conteúdo seja reproduzido na tela maior.
Ele estará disponível nas seguintes máquinas:
- iMac (2019 ou posterior)
- iMac Pro (2017)
- Mac mini (2020 ou posterior)
- Mac Pro (2019)
- MacBook Air (2018 ou posterior)
- MacBook Pro (2018 ou posterior)
A Apple afirma que para transmitir conteúdos em resolução máxima requer um dos Macs acima, bem como algum destes dispositivos:
- iPhone 7 e posterior
- iPad Pro (2ª geração ou posterior)
- iPad Air (3ª geração e posterior)
- iPad (6ª geração ou posterior)
- iPad mini (5ª geração ou posterior)
A empresa também afirmou que os modelos mais antigos de iPhones, iPads e Macs podem compartilhar conteúdo em uma resolução mais baixa quando o “Permitir AirPlay para” estiver definido para “Todos” ou “Qualquer pessoa na mesma rede” em Preferências do Sistema » Compartilhamento.
Em sua página de preview, a Apple afirma que os recursos do macOS Monterey estão sujeitos a alterações. Portanto, ficaremos atentos sobre limitações dos novos recursos do próximo sistema operacional de Macs.
É válido notar que o macOS Monterey ainda está em sua primeira versão beta e deverá ser liberado no fim do ano.
Ansiosos pelos novos recursos?
via TidBITS
Notas de rodapé
- 1Random access memory, ou memória de acesso aleatório.