O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Acessibilidade: como controlar o cursor do mouse com movimentos da cabeça [Mac]

Homem usando Mac
Foto de Grzegorz Walczak no Unsplash

Já falamos bastante sobre recursos disponíveis nos sistemas operacionais da Apple focados em acessibilidade. A empresa, sem dúvidas, se esforça bastante para levar uma experiência completa para o maior número possível de pessoas.

Publicidade

Um desses recursos disponíveis no Mac é a possibilidade de controlar o cursor do mouse usando apenas os movimentos da cabeça. Isso é possível através de uma webcam conectada ou mesmo com a integrada ao computador. Veja como ativar e usar essa função superinteressante!

Ativar o cursor de cabeça

Vá em Preferências do Sistema » Acessibilidade e clique em “Controle do Cursor”, na barra lateral. Em seguida, selecione a aba “Métodos Alternativos de Controle” e “Ativar cursor de cabeça”.

Movendo o cursor do Mac com a cabeça

Para configurar o recurso, clique em “Opções…” ao lado de “Controle do Cursor”. Na aba “Geral”, é possível escolher se deseja que o cursor se movimente de acordo com a sua cabeça ou ao olhar para as bordas da tela, a distância até a borda ou até mesmo a velocidade do cursor.

Movendo o cursor do Mac com a cabeça

Já na aba “Ações”, você pode usar um controle ou uma expressão facial para ativar/pausar o recurso (como um sorriso, por exemplo) ou usar um desses controles para recalibrar a função. Em ambos os casos, basta clicar em “Atribuir…”.

Movendo o cursor do Mac com a cabeça

Clicando em “Opções da Câmera…”, é possível escolher qual delas você quer usar (caso esteja usando uma além da embutida nos MacBooks, por exemplo) ou, na aba “Expressões”, até mesmo selecionar a expressividade dos movimentos do rosto (como sorrir, piscar os olhos e mexer o nariz, por exemplo).

Usar o controle de cabeça

É importante que você esteja centralizado na frente da câmera para que o recurso funcione plenamente, de maneira com que não esteja nem muito para a direita, nem para a esquerda. Não é necessário fazer movimentos bruscos para que o recurso funcione de forma eficaz.

Os controles de clicar sobre um botão direito, esquerdo, duas vezes ou arrastar e soltar podem ser feitos usando os botões do mouse ou o teclado, os controles assistivos dedicados ou até mesmo o Controle por Voz, caso já tenha configurado ele.

Recalibrar o cursor de cabeça

Caso o recurso não esteja funcionando corretamente, é possível recalibrá-lo. Na aba “Ações”, selecione “Atribuir…” ao lado de “Usar um controle ou expressão facial para recalibrar” e escolha se deseja usar um controle físico ou expressão facial. Feita a escolha, ajuste o seu rosto em frente à tela e use o controle ou a expressão para iniciar o processo.

Movendo o cursor do Mac com a cabeça

Uma contagem regressiva é mostrada na tela. Quando ela estiver no 1, não se mexa para que a calibração seja completada. Se os números não aparecerem mais na tela, o recurso foi recalibrado com sucesso.

Desativar o controle de cabeça

É possível desativar o recurso de uma forma rápida usando os atalhos de Acessibilidade, que podem ser visualizados pressionando F5 no teclado. Caso tenha um Magic Keyboard ou um Mac com Touch ID, pressione três vezes o botão do sensor rapidamente para ativar/desativar os atalhos.


Muito bacana, não? 🙂

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tela em Split View no Mac

Split View: como usar dois apps em tela dividida no Mac

Próximo Artigo
Podcasts

Como usar o Apple Podcasts [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados