O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Podcasts

Como usar o Apple Podcasts [iPhone, iPad e Mac]

O mercado de podcasts está aquecido! Hoje disponíveis em grandes players como Spotify, Amazon e Deezer, podemos dizer que foi na plataforma da Apple (antes iTunes, hoje Podcasts) que esse mercado viveu o seu boom, ainda em 2005.

Publicidade

Se você nunca usou o aplicativo nativo da Apple para esse fim, mostraremos por aqui como aproveitá-lo ao máximo, tanto no iPhone/iPad quanto no Mac. Vamos nessa?!

Como usar o Apple Podcasts no iPhone/iPad

Mesmo aos trancos e barrancos, com altos e baixos, a Apple vem aprimorando a experiência no aplicativo para iPhones e iPads. A última grande mudança chegou com o iOS 14.5.

Veja a seguir como usá-lo.

Seguir um programa

Para seguir um programa no aplicativo, procure-o usando a aba “Explorar” ou “Buscar”. Depois, toque no botão de adicionar (com um sinal de +) na página do podcast. Feito isso, você vai receber novos episódios de forma automática (conforme eles forem sendo lançados) e uma notificação para avisá-lo sobre a disponibilidade.

A Apple informa porém que, caso você pare de ouvir um programa por um certo tempo, ele pode parar de ser seguido (sim, é estranho…). Caso isso aconteça, será necessário refazer o processo de segui-lo novamente.

Para deixar de seguir um programa, vá até a página do podcast, toque no botão com três pontinhos (no canto superior direito) e em “Não Seguir”. Opcionalmente, toque no ícone representado por uma flecha e selecione “Não Seguir Podcast”.

Controlar a reprodução do programa

Na tela de reprodução do episódio — que pode ser visualizada tocando na barra inferior do aplicativo —, você pode controlar o avançar/retroceder e a velocidade de reprodução (que pode ser de 1x, 1 e ½x, 2x ou 1/2x).

No botão localizado no canto inferior direito, é possível ainda compartilhar o episódio, baixá-lo ou usar os controles para reproduzir a seguir ou por último, por exemplo. Na tela de reprodução, também é possível escolher onde deseja que ela seja feita — em fones de ouvido ou pelo AirPlay, caso queria escutar na smart TV, na Apple TV, em um HomePod, etc.

Para visualizar mais informações sobre o episódio que está sendo tocado, deslize o dedo de baixo para cima a partir da tela de reprodução.

Visualizar os ajustes do programa

Caso queira visualizar as configurações de um podcast que tenha seguido, vá até a página do programa e toque no botão com três pontinhos (no canto superior direito) e em “Ajustes”.

Entre os ajustes que podem ser feitos, estão as opções para seguir, notificar, mudar a ordem dos episódios ou ainda o comportamento de downloads dos episódios.

Assinaturas de podcasts

A partir do iOS 14.6, a Apple possibilita que você assine podcasts – quando disponível e possa desbloquear benefícios exclusivos ou apoiar os criadores de conteúdo.

Assinando um podcast no iPhone

Para assinar um podcast compatível com esse recurso, acesse a página dele, toque em “Assinar” e autentique usando o Face ID ou o Touch ID.

Como usar o Apple Podcasts no Mac

A partir do macOS Catalina 10.15, a Apple levou o aplicativo nativo de Podcasts aos Macs. A experiência com ele é bem parecida com a dos iPads, com algumas mudanças visuais específicas.

Seguir um programa

Para seguir um programa, você pode procurá-lo usando a caixa de busca, as abas “Explorar” ou “Top Charts”, localizadas na esquerda.

Ouvindo podcasts no Mac

Para seguir um podcast, acesse a página dele e clique em “Seguir”. Assim como no iPhone/iPad, os novos episódios serão baixados de forma automática e uma notificação será enviada até você.

Ouvindo podcasts no Mac

Para deixar de segui-lo, vá até a página dele, clique no botão com três pontinhos e em “Não Seguir”.

Controlar a reprodução do programa

A reprodução do episódio do podcast pode ser controlada diretamente na barra superior do aplicativo. Por lá, além de poder dar um play/pause, é possível controlar a velocidade da reprodução ou usar os controles de avançar/retroceder, que também podem ser personalizados indo clicando em Podcasts » Preferências… » Reprodução, na barra de menus.

Ouvindo podcasts no Mac

Ao passar o mouse na barra superior e clicar no botão com três pontinhos, você pode encontrar outras opções, como compartilhá-lo, baixá-lo ou salvar o episódio, por exemplo.

Se quiser visualizar mais informações sobre o episódio que está sendo tocado, clique no link/título do episódio ou no “i” (na barra de reprodução) para visualizar os detalhes.

Ouvindo podcasts no Mac

Também nessa barra, é possível escolher onde reproduzir o conteúdo usando o AirPlay.

Visualizar os ajustes do programa

Para personalizar a sua experiência com um podcast específico, abra a página dele, clique no botão representado por três pontinhos (ao lado de “Seguindo”) e vá até “Ajustes”. Por lá, é possível segui-lo, mudar a ordem dos episódios ou mudar as configurações de downloads, entre outros.

Ouvindo podcasts no Mac

Assinaturas de podcasts

Nos Macs, as assinaturas de podcasts estão disponíveis a partir do macOS Big Sur 11.4. Para assinar algum deles, basta procurar a sua página e clicar em “Assinar”. Em seguida, confirme usando o seu ID Apple.

Ouvindo podcasts no Mac

E você, costuma usar o player nativo ou algum outro por aí?

Seja qual for, não deixe de conferir o nosso próprio podcast, o MacMagazine No Ar. 😁 Ele está disponível no Apple Podcastsno Spotifyno Amazon Music, no Google Podcastsno Deezer ou no SoundCloud — e você pode ver nesse artigo como assinar o MM no Ar em qualquer app/agregador usando o feed RSS dele.


Ícone do app Apple Podcasts
Apple Podcasts de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.7.5 (2.9 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Boa diversão! 🎧

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Homem usando Mac

Acessibilidade: como controlar o cursor do mouse com movimentos da cabeça [Mac]

Próximo Artigo
GrayKey da Grayshift

GrayKey: relatório revela como ferramenta invade iPhones

Posts Relacionados