O melhor pedaço da Maçã.

As novidades da 2ª beta do iOS 15, do iPadOS 15 e do watchOS 8

Temos novidades em apps como Mapas e Safari; além disso, o SharePlay está entre nós!

Hoje mais cedo, a Apple liberou as segundas versões de testes do iOS 15, do iPadOS 15, do watchOS 8 e do tvOS 15 — ficou de fora, apenas, o macOS Monterey 12. E como vocês sabem, este é o momento em que desenvolvedores aproveitam para destrinchar e explorar todas as novidades das novas versões.

Publicidade

Vamos à primeira leva de descobertas?!

Mapas

Primeiro de tudo, você vai notar o novo ícone do Mapas na sua tela de início. Além disso, o app também ganhou uma tela de boas-vindas.

Eis o novo ícone do Mapas. Não mudou muito, né?

Tempo

Ao abrir o aplicativo Tempo pela primeira vez, uma tela de boas-vindas — assim como a do Mapas — aparecerá destacando o novo design do app e as suas funções.

SharePlay

O SharePlay, interface de compartilhamento de músicas, vídeos e da tela do aparelho pelo FaceTime, está finalmente habilitado! Essa foi uma das funções que recebeu maior destaque na apresentação dos sistemas e que, no entanto, estava ausente na primeira versão de testes deles.

Por enquanto, ele só está disponível com o Apple Music e o Apple TV+ mas, no futuro, desenvolvedores deverão integrá-lo a apps como Netflix, Disney+, Hulu, HBO Max, TikTok e outros.

Memojis

E para aqueles que curtem personalizar os Memojis, eles ganharam novos looks bem legais na nova versão de testes — que também já tinham sido prometidos pela Apple, mas não estavam disponíveis na beta 1.

Foco

Nas opções do Foco, agora é possível visualizar um preview das telas de início que estão habilitadas para aparecerem no modo/foco em questão.

Acessibilidade

O AssistiveTouch, por sua vez, agora pode ser usado como método para confirmar pagamentos com o Face ID ou sempre que for necessário pressionar duas vezes o botão lateral. A novidade foi descoberta pelo nosso leitor Paulo Veloso.

Safari

No Safari do iPadOS 15, a Apple trouxe de volta o botão de recarregar a página e o do Modo de Visualização de Leitor, que estavam omissos/escondidos na primeira versão dos sistemas. No entanto, o ícone de recarregar só aparece quando você passa o mouse próximo a essa área, conforme notado pelo programador Owen Donckers.

Novo no iPadOS 15 beta 2:
O botão de recarregar agora aparece na barra de endereço do Safari se você passar o mouse sobre ele. O ícone do leitor também está de volta à barra de endereço, piscando quando um artigo é carregado.

No Safari do iPhone, os grupos de abas agora podem ser renomeados para que você consiga se organizar melhor entre elas.

Quick Notes

Agora é possível ativar o Quick Notes no iPad, algo que não estava disponível na primeira versão beta do sistema. Usuários podem deslizar com o Apple Pencil (ou com o dedo!) do canto inferior direito para ativá-la.

Outra novidade no iPadOS 15 beta 2 — se você nunca achou a necessidade de comprar o Apple Pencil (como eu), você pode deslizar da parte inferior direita para abrir o Quick Note (foi anunciado na WWDC, mas não habilitado no beta 1).

Música

O app Música também ganhou um novo tamanho de widget nos iPads, agora no maior de todos.

Este widget jumbo do Música é novo no iPadOS 15 beta 2? Eles deveriam fazer todos os widgets nesse tamanho!

Mostrador Retrato

Uma das maiores novidades do watchOS 8 é um novo tipo de mostrador que transforma fotos no Modo Retrato em um mostrador. Conforme noticiado pelo 9to5Mac, usuários podem selecionar até 24 retratos da sua biblioteca como mostradores.

Com a ajuda da Digital Crown, é possível dar zoom na foto; é possível adicionar até duas complicações nesse mostrador.

Outras novidades

A Apple, entretanto, removeu a opção de ativar o áudio lossless no HomePod na segunda beta do iOS 15 — anteriormente, a função estava disponível a partir do aplicativo Casa. É provável que ela retorne em uma versão futura do sistema.

A Apple também resolveu uma série de bugs, incluindo alguns que estavam ocorrendo no iCloud Private Relay.

De acordo com as notas de liberação da segunda beta do iPadOS 15, a versão lançada hoje não está disponível nos modelos Wi-Fi + Cellular do iPad Pro de 9,7 polegadas. As razões para isso não foram mencionadas, então a Apple deve ter encontrado algum problema grande que fez com que ela precisasse deixar esse dispositivo momentaneamente de fora.


Vamos ficar de olhos abertos para quaisquer novidades que apareçam nos novos sistemas. Por enquanto, bastante coisa nova! 🥳

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Heads Up!, Youtubers Life: Gaming Channel, Karo Graph e mais!

Próx. Post

Como compartilhar um tweet nos Stories do Instagram

Posts Relacionados