O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple quer retomar construção de data center na Irlanda

Irlanda
Shutterstock.com

Após diversos protestos e críticas que fizeram a Apple cancelar os planos de construir um data center em Athenry (na Irlanda), parece que a empresa reviveu os planos e pretende concluí-lo até 2026.

Publicidade

Depois de colocar o terreno à venda — e não aparecer nenhum comprador —, a Maçã entrou, nesta semana, com um pedido para que a permissão dada ao planejamento original seja prolongada.

Segundo o Data Center Dynamics, a permissão da empresa expirará em setembro deste ano. A empresa agora pede para que esse período seja prolongado até novembro de 2026 e diz que planeja ativamente construir o data center até essa data.

Devido a atrasos associados aos processos judiciais iniciados após o consentimento de planejamento relevante emitido e, mais recentemente, às complicações durante o ano passado […] decorrentes da pandemia da COVID-19, o desenvolvimento do assunto não foi levado a bom termo.

“A intenção é que o projeto seja realizado o mais rápido possível, uma vez que os desenvolvedores adequados sejam identificados”, continua a Apple no documento [PDF]. “Prevê-se que o desenvolvimento seja concluído dentro do período de extensão pretendido.”

Publicidade

A Maçã comprou o terreno em Athenry, no Condado de Galway, em 2014, mas teve seus planos anunciados apenas no ano seguinte. A intenção inicial era investir US$1 bilhão para abrir o data center até 2017. Contudo, ela se viu no meio de obstáculos ambientais e empecilhos judiciais locais, e cancelou os planos.

A decisão sobre a prorrogação da concessão será anunciada em agosto próximo e, muito provavelmente, a empresa enfrentará mais uma série de críticas. Um político local, inclusive, já argumentou que a terra deveria ser comprada pelo governo.

Além disso, o Ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, recentemente defendeu um compromisso de tributação global das empresas. Isso, claro, segue a longa disputa do país com a União Europeia sobre o valor dos impostos cobrados pela Apple.

Publicidade

Será que agora os planos sairão do papel?

via AppleInsider

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Divulgação do Telegram

Telegram ganha chamadas de vídeo e compartilhamento de tela

Próximo Artigo
"Schmigadoon!"

Apple TV+ divulga trailer da comédia musical "Schmigadoon!"

Posts Relacionados