No mês passado, falamos que apps para iPad Pro podem acessar apenas 5GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. — mesmo nos modelos com chip M1, os quais possuem 8GB ou até 16GB (nos modelos de 1TB e 2TB) de memória compartilhada.
Fato é que essa restrição no uso da RAM por aplicativos de terceiros sempre existiu, mas, ao que tudo indica, a Apple removerá essa limitação para apps de terceiros.
Com o lançamento da segunda versão beta do iOS/iPadOS 15, ontem, a empresa passou a permitir que apps solicitem mais memória — com algumas restrições, é claro.
O documento para desenvolvedores não especifica a quantidade de RAM extra à qual um aplicativo terá direito, mas aponta que isso é limitado a “dispositivos compatíveis”. Além disso, a Apple afirma que o sistema informará que um aplicativo “pode ter um desempenho melhor se exceder o limite de memória padrão”.
Esse recurso já existe há algum tempo no iOS/iPadOS — mas como uma “saída de emergência privada”, usada por alguns processos internos dos sistemas. A expansão para apps de terceiros significa que desenvolvedores poderão tirar proveito disso quando acharem necessário.
É improvável que a Apple permita que desenvolvedores utilizem toda a memória de um dispositivo — embora esse cenário possa ser útil para aplicativos profissionais de ponta no iPad Pro, tal ação tornaria o sistema significativamente mais lento e dificultaria a multitarefa com diferentes aplicativos.
O recurso está disponível para desenvolvedores testarem, mas não será liberado para aplicativos em geral até o lançamento da versão final dos novos sistemas.
via MacRumors
Notas de rodapé
- 1Random access memory, ou memória de acesso aleatório.