O melhor pedaço da Maçã.

3 apps para celebrar o orgulho LGBT+

Dia 28 de junho marca o orgulho das pessoas não hétero e/ou não cisgênero
Foto de daniel james no Unsplash
Bandeiras do arco-íris
Autor(a) convidado(a)

Ruleandson do Carmo

Jornalista e pesquisador científico do campo da comunicação e informação, com residência pós-doutoral concluída (UFMG), ativista em prol dos direitos humanos e LGBT+, estuda sujeitos informacionais, redes sociais, preconceitos e afetos.

Há exatos 52 anos, o movimento LGBT+ (luta por direitos humanos das pessoas não heterossexuais e/ou não cisgênero) ganhava forma em Nova York (nos Estados Unidos), após o bar The Stonewall In ser invadido pela polícia em mais uma ação de agressões e repressão aos frequentadores do espaço — em sua maioria, gays e travestis. A resposta da comunidade se deu com a Rebelião de Stonewall, originária das paradas do orgulho em todo o mundo.

Publicidade

Mais de cinco décadas se passaram e a luta LGBT+ ainda continua necessária: pelo menos em 70 países do mundo, ser gay ou lésbica é algo ilegal; em alguns países, a pessoa que cometer tal “crime”, além de presa, pode até mesmo ser punida com a morte, segundo a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (ILGA).

O Brasil ocupa a triste posição de país com mais homicídios por ódio de LGBT+ nas Américas, e o país com mais homicídios por ódio de pessoas trans no mundo.

Por isso, neste Dia do Orgulho LGBT+, as comunidades nerd e geek, assim, como todas as pessoas, também precisam se envolver com a luta pelo fim da LGBT+fobia, descrédito, opressão, silenciamento, violência física e psicológica contra as pessoas não hétero e não cisgênero.

Publicidade

Para celebrar a diversidade, tenho três dicas de apps de empoderamento — os quais seria bom você baixar antes de uma possível remoção deles da App Store, né Apple?

Gaydorado

Os gamers (ou gaymers) podem celebrar a diversidade por meio do jogo estilo RPG1Role-playing game, ou jogo de interpretação de papéis. Gaydorado, cujo objetivo é a formação de casais gays personagens do jogo, permitindo a interação entre pessoas de todo o mundo.


Ícone do app Gaydorado
Gaydorado de Moga Studios
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.20.1 (506 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app GaydoradoScreenshot do app GaydoradoScreenshot do app GaydoradoScreenshot do app GaydoradoScreenshot do app Gaydorado

HER

O HER é considerado pela Apple como o maior app LGBT+ do mundo. Ele é voltado para encontros e conversas — em especial entre lésbicas, mas é usado por pessoas de variadas orientações sexuais e identidades de gênero.


Ícone do app HER: Bi & Les Bisexual Dating
HER: Bi & Les Bisexual Dating de Bloomer Inc
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.20.21 (119.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app HER: Bi & Les Bisexual DatingScreenshot do app HER: Bi & Les Bisexual DatingScreenshot do app HER: Bi & Les Bisexual DatingScreenshot do app HER: Bi & Les Bisexual DatingScreenshot do app HER: Bi & Les Bisexual DatingScreenshot do app HER: Bi & Les Bisexual Dating

Stonewall Forever

Que tal conhecer mais da história da Rebelião de Stonewall, originária do movimento LGBT+? É a proposta do app Stonewall Forever, que marca o meio século do histórico 28/6/1969. No app, é possível ver fotos, ler histórias e conhecer virtualmente o Stonewall National Monument, em NYC.


Ícone do app Stonewall Forever
Stonewall Forever de Lesbian & Gay Community Services Center
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.0.0 (165.3 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall Forever

E você conhece mais algum app voltado à comunidade LGBT+ que valha a pena compartilhar? Indique nos comentários! 🏳️‍🌈

Notas de rodapé

  • 1
    Role-playing game, ou jogo de interpretação de papéis.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp testa nova interface para envio de áudios

Próx. Post

Apple libera acesso à beta do Xcode Cloud

Posts Relacionados