
Ruleandson do Carmo
Jornalista e pesquisador científico do campo da comunicação e informação, com residência pós-doutoral concluída (UFMG), ativista em prol dos direitos humanos e LGBT+, estuda sujeitos informacionais, redes sociais, preconceitos e afetos.
Há exatos 52 anos, o movimento LGBT+ (luta por direitos humanos das pessoas não heterossexuais e/ou não cisgênero) ganhava forma em Nova York (nos Estados Unidos), após o bar The Stonewall In ser invadido pela polícia em mais uma ação de agressões e repressão aos frequentadores do espaço — em sua maioria, gays e travestis. A resposta da comunidade se deu com a Rebelião de Stonewall, originária das paradas do orgulho em todo o mundo.
Mais de cinco décadas se passaram e a luta LGBT+ ainda continua necessária: pelo menos em 70 países do mundo, ser gay ou lésbica é algo ilegal; em alguns países, a pessoa que cometer tal “crime”, além de presa, pode até mesmo ser punida com a morte, segundo a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (ILGA).
O Brasil ocupa a triste posição de país com mais homicídios por ódio de LGBT+ nas Américas, e o país com mais homicídios por ódio de pessoas trans no mundo.
Por isso, neste Dia do Orgulho LGBT+, as comunidades nerd e geek, assim, como todas as pessoas, também precisam se envolver com a luta pelo fim da LGBT+fobia, descrédito, opressão, silenciamento, violência física e psicológica contra as pessoas não hétero e não cisgênero.
Para celebrar a diversidade, tenho três dicas de apps de empoderamento — os quais seria bom você baixar antes de uma possível remoção deles da App Store, né Apple?
Gaydorado
Os gamers (ou gaymers) podem celebrar a diversidade por meio do jogo estilo RPG1Role-playing game, ou jogo de interpretação de papéis. Gaydorado, cujo objetivo é a formação de casais gays personagens do jogo, permitindo a interação entre pessoas de todo o mundo.
HER
O HER é considerado pela Apple como o maior app LGBT+ do mundo. Ele é voltado para encontros e conversas — em especial entre lésbicas, mas é usado por pessoas de variadas orientações sexuais e identidades de gênero.
Stonewall Forever
Que tal conhecer mais da história da Rebelião de Stonewall, originária do movimento LGBT+? É a proposta do app Stonewall Forever, que marca o meio século do histórico 28/6/1969. No app, é possível ver fotos, ler histórias e conhecer virtualmente o Stonewall National Monument, em NYC.
E você conhece mais algum app voltado à comunidade LGBT+ que valha a pena compartilhar? Indique nos comentários! 🏳️🌈
Notas de rodapé
- 1Role-playing game, ou jogo de interpretação de papéis.