O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

3 apps para celebrar o orgulho LGBT+

Dia 28 de junho marca o orgulho das pessoas não hétero e/ou não cisgênero
Bandeiras do arco-íris
Foto de daniel james no Unsplash
Autor(a) convidado(a)

Ruleandson do Carmo

Jornalista e pesquisador científico do campo da comunicação e informação, com residência pós-doutoral concluída (UFMG), ativista em prol dos direitos humanos e LGBT+, estuda sujeitos informacionais, redes sociais, preconceitos e afetos.

Há exatos 52 anos, o movimento LGBT+ (luta por direitos humanos das pessoas não heterossexuais e/ou não cisgênero) ganhava forma em Nova York (nos Estados Unidos), após o bar The Stonewall In ser invadido pela polícia em mais uma ação de agressões e repressão aos frequentadores do espaço — em sua maioria, gays e travestis. A resposta da comunidade se deu com a Rebelião de Stonewall, originária das paradas do orgulho em todo o mundo.

Publicidade

Mais de cinco décadas se passaram e a luta LGBT+ ainda continua necessária: pelo menos em 70 países do mundo, ser gay ou lésbica é algo ilegal; em alguns países, a pessoa que cometer tal “crime”, além de presa, pode até mesmo ser punida com a morte, segundo a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (ILGA).

O Brasil ocupa a triste posição de país com mais homicídios por ódio de LGBT+ nas Américas, e o país com mais homicídios por ódio de pessoas trans no mundo.

Por isso, neste Dia do Orgulho LGBT+, as comunidades nerd e geek, assim, como todas as pessoas, também precisam se envolver com a luta pelo fim da LGBT+fobia, descrédito, opressão, silenciamento, violência física e psicológica contra as pessoas não hétero e não cisgênero.

Publicidade

Para celebrar a diversidade, tenho três dicas de apps de empoderamento — os quais seria bom você baixar antes de uma possível remoção deles da App Store, né Apple?

Gaydorado

Os gamers (ou gaymers) podem celebrar a diversidade por meio do jogo estilo RPG1 Gaydorado, cujo objetivo é a formação de casais gays personagens do jogo, permitindo a interação entre pessoas de todo o mundo.


Ícone do app Gaydorado
Gaydorado de Moga Studios
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.20.1 (506 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app GaydoradoScreenshot do app GaydoradoScreenshot do app GaydoradoScreenshot do app GaydoradoScreenshot do app Gaydorado

HER

O HER é considerado pela Apple como o maior app LGBT+ do mundo. Ele é voltado para encontros e conversas — em especial entre lésbicas, mas é usado por pessoas de variadas orientações sexuais e identidades de gênero.


Ícone do app HER: Lesbian Dating & Chat App
HER: Lesbian Dating & Chat App de Bloomer Inc
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.12.17 (68.7 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app HER: Lesbian Dating & Chat AppScreenshot do app HER: Lesbian Dating & Chat AppScreenshot do app HER: Lesbian Dating & Chat AppScreenshot do app HER: Lesbian Dating & Chat AppScreenshot do app HER: Lesbian Dating & Chat App

Stonewall Forever

Que tal conhecer mais da história da Rebelião de Stonewall, originária do movimento LGBT+? É a proposta do app Stonewall Forever, que marca o meio século do histórico 28/6/1969. No app, é possível ver fotos, ler histórias e conhecer virtualmente o Stonewall National Monument, em NYC.


Ícone do app Stonewall Forever
Stonewall Forever de Lesbian & Gay Community Services Center
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.2 (142.3 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall ForeverScreenshot do app Stonewall Forever

E você conhece mais algum app voltado à comunidade LGBT+ que valha a pena compartilhar? Indique nos comentários! 🏳️‍🌈

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Nova interface de áudios no WhatsApp

WhatsApp testa nova interface para envio de áudios

Próximo Artigo
MacBook Pro com Xcode na tela

Apple libera acesso à beta do Xcode Cloud

Posts Relacionados