Os Atalhos são uma das novidades mais interessantes do iOS nos últimos anos, e qualquer pessoa que reserve alguns minutos para entender suas potencialidades pode criar “receitas” poderosas para simplificar a vida — envolvendo, inclusive, dispositivos domésticos inteligentes integrados ao HomeKit.
Não é porque o aplicativo já é bem completo, entretanto, que você não pode enriquecer sua experiência ainda mais. É exatamente essa a proposta do app Pushcut.
Atualizado hoje com tradução completa para o português, o Pushcut permite configurar notificações inteligentes, agendadas ou ativadas por localização, integradas aos seus Atalhos e cenas do HomeKit, bem como aos serviços IFTTT, Flow e Zapier — ou mesmo beacons físicos e servidores domésticos.
A principal vantagem do Pushcut é permitir escolhas ao usuário no momento de ativar um certo atalho ou uma cena. Digamos que, por exemplo, você tenha duas rotinas diferentes no Atalhos para quando você chega em casa — uma para preparar o ambiente para o estudo e outra para relaxar. Com o Pushcut, você pode configurar uma notificação interativa que será exibida nos seus dispositivos assim que você chegar em casa; nela, você pode escolher qual dos dois modos será ativado.
O exemplo acima, claro, é bastante básico, mas explorando as opções do Pushcut você realmente pode levar as possibilidades do Atalhos a um nível completamente novo — especialmente se você dominar plataformas como o IFTTT ou tiver um servidor doméstico dando sopa.
Vale notar que o aplicativo tem versões para iPhone, iPad e Apple Watch, então você poderá interagir com seus atalhos de qualquer lugar — até mesmo do pulso.
O Pushcut está disponível gratuitamente na App Store, mas sua versão grátis é limitada a três notificações, duas ações em segundo plano e uma ação por notificação, além de gatilhos somente locais ou webhooks básicos. Fazendo o upgrade para a versão Pro, que custa R$7 ao mês ou R$75 ao ano, o app pode ser usado de forma ilimitada.
dica do Rodrigo Araujo