Nós já falamos bastante por aqui sobre o CleanShot X, um poderosíssimo utilitário de captura e edição de captura de tela/vídeos para Mac. Inclusive, no ano passado, ele ganhou suporte ao macOS Big Sur e a Macs com processador M1.
Agora, o CleanShot X foi atualizado para a versão 3.8 com algumas funções bem legais, incluindo uma ferramenta de reconhecimento de caracteres (OCR) — recurso similar ao Live Text (que chegará a Macs M1 junto ao macOS Monterey) e a aplicativos como o TextSniper — a qual permite que você copie o texto de documentos escaneados, imagens, vídeos, etc.
A ferramenta de reconhecimento de caracteres está disponível em poucos idiomas: inglês, alemão, espanhol, português, italiano, francês, chinês tradicional e chinês simplificado.
Outras novidades da atualização incluem:
- Nova opção de pausar a gravação com um atalho de teclado ou pelo também recém-adicionado menu de controles.
- Nova guia “Capturas de tela” nas preferências do app.
- Recorte melhorado nas bordas ao selecionar a área de gravação da tela.
- Experiência aprimorada no redimensionamento da área de gravação.
- Novas configurações após a captura de tela quando as ações “Copiar para a área de transferência” e “Upload” são selecionadas.
- Correções de bugs e melhorias.
No geral, esse update traz algumas correções e adições que melhoram a usabilidade do app no dia a dia, então se você captura muitas tela no Mac, esse utilitário é ideal para você! No mais, é possível conferir o changelog completo nessa página.
O CleanShot foi desenvolvido pela MakeTheWeb, mesma criadora do PixelSnap, uma solução perfeita para designers/desenvolvedores (ou pessoas que precisam de bastante precisão) medirem qualquer coisa na tela do Mac — e que se integra também ao CleanShot.
Ele não está disponível em uma versão gratuita de testes, no entanto o CleanShot X faz parte do Setapp. Já a sua licença para Mac sai por US$30 — a MakeTheWeb, contudo, garante a devolução do dinheiro em até 30 dias caso ele não lhe satisfaça (algo muito difícil de acontecer 😉).