O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como fazer um backup criptografado [iPhone, iPad e Mac]

HDD externo conectado ao Mac

Se tem uma dica que é essencial a todos os usuários de iPhones, iPads e Macs, é a necessidade de sempre manter os backups desses dispositivos atualizados. Afinal de contas, quando algum problema inesperado acontecer, você poderá ficar tranquilo que seus dados não foram totalmente perdidos.

Publicidade

Além dos backups comuns, a Apple possibilita que faça uma cópia de segurança criptografada, para que suas informações fiquem ainda mais seguras — e que, no caso de um backup de iPhones/iPads, ele contenha ainda mais dados.

A seguir, aprenda como fazer isso nos seus backups do iPhone, do iPad e até do Mac.

Como fazer um backup criptografado do iPhone/iPad

O backup criptografado do iPhone e do iPad pode ser feito usando um Mac ou um PC (no iCloud, os backups criptografados de ponta a ponta infelizmente não deverão chegar). Por padrão, os backups não são criptografados, então é necessário ativar essa opção antes de iniciar o processo.

Um backup do iPhone/iPad feito dessa maneira incluirá, além das informações tradicionais, os seguintes dados:

Publicidade
  • Suas senhas salvas;
  • Dados do app Saúde;
  • Ajustes de Wi-Fi;
  • Seu histórico de navegação;
  • Seu histórico de ligações.

Para fazer isso, abra o Finder (em Macs com o macOS Catalina ou superior) ou o iTunes (em versões mais antigas do macOS ou em um PC). Em seguida, conecte o dispositivo no computador e localize-o na aba lateral do Finder ou do iTunes. Na aba “Geral” ou “Resumo”, marque a opção “Criptografar backup local” (na seção “Backups”).

Backup criptografado do iPhone/iPad

Você deverá criar uma senha desse backup criptografado. Após digitá-la, o backup criptografado começará. Saiba que ao fazer isso, todos os backups anteriores do seu aparelho passarão a ser criptografados.

É imprescindível que você não esqueça a senha do backup. Do contrário, você não terá mais acesso a ele e não poderá recuperá-lo, caso necessário.

Para verificar se o backup criptografado foi finalizado é muito simples. Em Macs com o macOS Catalina ou uma versão mais recente, clique na aba “Geral” e em “Gerenciar Backups…”. Em Macs com uma versão mais antiga do macOS ou em PCs, abra o iTunes, vá até Editar » Preferências… (na barra de menus) e clique na aba “Dispositivos”.

Publicidade

Aqueles backups que forem criptografados estarão com um ícone de cadeado ao lado dele, com a sua respectiva data e horário.

Backup criptografado do iPhone/iPad

Caso queira desfazer a criptografia dos backups, basta desmarcar a opção “Backup Criptografado” no Finder ou no iTunes.

Como fazer um backup criptografado do Mac

No caso dos Macs, você também pode criptografar os seus backups do Time Machine de uma forma bem fácil.

Abra Preferências do Sistema » Time Machine, selecione o disco de backup que será usado, clique na caixa “Criptografar backups” e depois em “Usar Disco”.

Backup criptografado do Mac

Em seguida, escolha uma senha para o backup, confirme-a novamente e insira uma dica, caso tenha dificuldades de se lembrar dela no futuro. Por fim, clique em “Criptografar Disco”.

É importante que você anote ele em um lugar seguro, já que não será possível recuperar o backup sem essa senha.

Se você usou o Time Capsule ou um outro disco de rede para backups anteriores que não tenham sido criptografados, o Time Machine precisará apagá-los antes de começar o processo do backup criptografado. Caso queira manter os backups anteriores, você poderá usar uma outra unidade de armazenamento externa.

Para isso, vá em Preferências do Sistema » Time Machine. Clique em “Selecionar Disco” ou “Adicionar ou Remover Disco de Backup”; essa última opção aparece caso você tenha mais de um disco de backup. Selecione-o e clique em “Remover Disco”. A seguir, repita o processo descrito acima para começar o backup criptografado.

via Lifewire, AppleInsider

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Xbox Cloud Gaming (xCloud)

Microsoft lança o Xbox Cloud Gaming para iPhones e iPads

Próximo Artigo
iMac de 24" com teclado e mouse

Como alterar a velocidade do cursor do mouse ou trackpad no Mac

Posts Relacionados