Compartilhar URLs é notoriamente difícil no Instagram: a forma mais difundida de fazê-lo na rede é com o indefectível “link na bio”, o que não é nem um pouco amigável ou intuitivo.
Contas verificadas e/ou com mais de 10 mil seguidores têm uma segunda opção, que é a de embutir um link no Story — a audiência só precisa deslizar o conteúdo para cima para abrir a página em questão.
Bom, de acordo com o The Verge, pode ser que tenhamos uma forma mais fácil de compartilhar URLs na rede: segundo o site, o Instagram está testando um sticker de links, que poderá ser usado nos Stories por todos os usuários.
O recurso funcionará exatamente como se espera: ao compor um Story, basta deslizar o dedo para cima para abrir a gaveta de stickers e selecionar o adesivo “Link”. Em seguida, é necessário digitar (ou colar) a URL desejada e simplesmente posicionar o sticker onde você quiser no conteúdo; as outras pessoas só precisarão tocar no adesivo para abrir a página em questão.
Além da vantagem óbvia de poder ser usada por qualquer usuário, a novidade também representará uma vantagem para os perfis verificados ou com muitos seguidores, uma vez que, hoje em dia, os Stories com links impedem que outros usuários respondam ou reajam aos seus conteúdos. No novo modelo, as respostas e reações ficarão intactas.
Segundo Vishal Shah, chefe de produtos no Instagram, o teste ainda está sendo realizado em pequena escala e com usuários que já tem uma certa voz na plataforma (como ativistas e jornalistas); a ideia, por ora, é estudar a forma como eles usam o recurso e formas de coibir um abuso da funcionalidade. Ainda não há, portanto, previsão para que o recurso chegue para todos os usuários — mas tomara que não demore muito!