O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Windows 11 não será oficialmente suportado em Macs com Intel

Windows 11 em notebook
sdx15 / Shutterstock.com

A Microsoft anunciou o Windows 11 na quinta-feira passada e, na minha opinião, ele está muito bonito — o macOS até poderia pegar algumas coisas “emprestadas”! A próxima grande atualização do sistema chegará até o fim do ano com um design mais limpo e até mesmo com suporte nativo a aplicativos Android.

Publicidade

Contudo, as especificações para rodar o Windows 11 foram duramente criticadas e definitivamente não abrangerão muitos usuários. Quando se trata de rodá-lo em Macs equipados com chips Intel, então, esqueça! Na verdade, o Windows 11 não será oficialmente compatível.

A atualização exigirá um processador de 1GHz de 64 bits ou superior, pelo menos 4GB de RAM1 e 64GB de armazenamento, uma placa de vídeo compatível com DirectX 12 e suporte para TPM 2.0 — este último, o grande “x” da questão.

O Trusted Platform Module (TPM) é um chip integrado à placa lógica ou ao firmware de um computador para garantir a integridade da segurança do sistema operacional — igual ao que o Secure Enclave faz nos Macs — podendo controlar chaves criptográficas, gerenciamento de DRM e mais.

Publicidade

O problema disso é que nem todos os desktops e laptops têm o TPM 2.0 de fábrica desde que foi lançado, em 2014. E, quando falamos de PCs personalizados, as chances de possuírem um chip TPM são baixíssimas — embora você possa inseri-lo depois.

Mesmo que você tenha uma das gerações mais recentes de Macs com Intel, provavelmente não será possível executar o Windows 11 nele — pelo menos não oficialmente.

A verdade é que a Apple nunca ofereceu suporte ao padrão TPM 2.0 nesses modelos, tornando-os, assim, incompatíveis com a futura atualização do Windows. Caso você execute a ferramenta lançada pela Microsoft para verificar se seu PC possui o hardware necessário, receberá uma mensagem dizendo: “Este PC não pode executar o Windows 11.”

Publicidade

Em tese, a Apple até poderia atualizar o firmware das máquinas com Intel para habilitar o suporte ao TPM 2.0, mas isso parece bastante improvável, já que a empresa está gradualmente se despedindo desses modelos. Vale notar que até mesmo os Macs com M1 não são compatíveis com nenhuma versão do Windows.

Por fim, quem desejar rodar o Windows 11 em um Mac vai ter que apelar para uma máquina virtual, já o sistema não funcionará pelo Boot Camp (de forma nativa). Os testes do SO já começaram e ele deverá chegar gratuitamente até o fim do ano.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple Store online na Índia

Vendas de Macs triplicaram na Índia após chegada da Apple Store online

Próximo Artigo
Muhammad Mutaza e seu filho Ashaz, que gastou R$9 mil em jogo na App Store

Pai vende carro para pagar R$9 mil gastos pelo filho em jogo para iPhone

Posts Relacionados