O melhor pedaço da Maçã.
Header da página do iOS 15 no site da Apple

iOS 15 e iPadOS 15 ganham betas públicas; saiba como instalar

Alguém aí vai se aventurar?

O iOS 15 e o iPadOS 15 foram apresentados ao público no começo deste mês e hoje, conforme prometido pela Apple (um pouco adiantado, até, já que a promessa era para julho), as primeiras versões beta pública foram liberadas. Assim, quem tiver coragem estiver ansioso para testar todas as novidades, já pode se aventurar!

Publicidade

As primeiras versões de testes disponibilizadas para o público muito provavelmente são iguais às segundas versões liberadas para desenvolvedores (compilação 19A5281j), vale notar.

A seguir, confira como instalar corretamente as versões de testes e, assim, evitar qualquer dor de cabeça! 🙂

Antes de mais nada, é bom lembrar que estamos falando de versões beta, ou seja, de testes dos sistemas operacionais, então bugs, erros repentinos ou uma queda drástica na duração da bateria são mais do que comuns. Por isso, fica o nosso alerta: não recomendamos que você instale as betas públicas nos seus aparelhos principais.

Como se preparar para a instalação da beta pública do iOS/iPadOS 15

Compatibilidade

Primeiro, é preciso que você faça parte do Apple Beta Software Program – que é gratuito, vale lembrar. Após se cadastrar por lá, confira se o seu iPhone, iPad ou iPod touch é compatível com o iOS/iPadOS 15.

Backup

O próximo passo é fazer um backup. Ele é extremamente recomendável, pois no caso de dar alguma coisa errada durante a instalação — ou caso você mude de ideia posteriormente —, os seus dados não serão perdidos.

Publicidade

Ele pode ser feito tanto pelo iCloud (diretamente do aparelho) quanto pelo computador. A maior diferença é que os backups feitos no Mac/PC podem ser criptografados, o que pode incluir dados de saúde, atividade e do Chaves do iCloud.

É importante que você se atente a um detalhe: para que o backup não subscreva, é preciso que você arquive uma versão dele no iTunes (no PC ou em Macs com uma versão anterior ao macOS Catalina) ou no Finder (no macOS Mojave ou posterior).

Publicidade

Isso vai evitar que haja um “choque” de compatibilidade do backup do iOS 15 no caso de você fazer um downgrade para o iOS 14 em algum momento, por exemplo.

Para fazer isso, selecione o aparelho na barra lateral do Finder ou do iTunes, clique em “Gerenciar Backups” e, em cima daquele backup que você acabou de fazer, selecione “Arquivar”.

Pronto, agora o seu backup está protegido caso você queria retornar ao iOS 14 depois. 😉

Como instalar a versão de testes do iOS/iPadOS 15

Com o backup devidamente feito, é hora de passar para a próxima etapa: a instalação do perfil para conseguir baixar a versão beta do sistema operacional. Para fazer isso, acesse esse página diretamente do iPhone, do iPad ou do iPod touch que deseja instalar a beta e siga os passos descritos.

Publicidade

Após a instalação do perfil, basta ir em Ajustes » Geral » Atualização de Software e instalar a atualização normalmente. Com isso, você passará a receber as novas versões beta dos sistemas assim que a Apple liberá-las.


Vale lembrar que, se levarmos em conta os sistemas anteriores, as versões finais do iOS 15 e do iPadOS 15 deverão ser liberadas lá por setembro ou outubro.

Divirtam-se! 😃

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Superciclo: iPhone 12 chega a 100 milhões de vendas em sete meses

Próx. Post

Beta pública do watchOS 8 é lançada; veja como instalar

Posts Relacionados