O melhor pedaço da Maçã.

iPhone 12 tem melhor desempenho de bateria que o 12 Pro

Apesar de serem muito parecidos em diversos aspectos
Testes de bateria dos iPhones 12

Convenhamos: as baterias dos iPhones sempre foram duramente criticadas e viraram até alvo de polêmicas. Contudo, já faz alguns anos que o cenário mudou. Fato é que a Apple sempre deixou bem claro que não importa o tamanho da bateria se não houver um trabalho conjunto de hardware e software.

Publicidade

Estamos a quase três meses de conhecer os novos iPhones e (muito provavelmente) esse assunto voltará à tona — apesar de os rumores apontarem que elas chegarão um pouco maiores —, mas o pessoal do The Next Web colocou a família de iPhones 12 em uma “briga de irmãos”, usando dados do GSMArena.com.

O primeiro “teste”, por assim dizer, comparou a classificação de resistência (endurance rating) dos iPhones. Na verdade, o que está sendo comparado, aqui, é quanto tempo o smartphone funcionará depois que o usuário fizer uma hora de chamadas, passar uma hora reproduzindo vídeos e uma hora navegando na internet.

O resultado foi meio óbvio e comprovou o que todos nós já sabemos: quanto maior a capacidade da bateria, mais longa será sua duração — surpreendendo um total de zero pessoas. Porém, um dado se destacou: o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro, mesmo tendo a mesma capacidade de bateria (2.815mAh), possuem diferentes classificações de durabilidade.

Assim, podemos dizer que a duração geral da bateria do 12 é melhor do que a do 12 Pro — ainda que a diferença entre eles tenha sido de 80 minutos. Mas existe uma explicação para isso: o 12 Pro é um telefone “mais poderoso” (com mais RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. e uma tela mais brilhante, por exemplo), logo faz sentido que consuma um pouco mais de energia.

Mais detalhes nos dados

Indo mais a fundo, o TNW comparou os três dados (tempo de conversa, navegação na web e reprodução de vídeos) separadamente e, novamente, algo chamou bastante atenção: o tempo de conversa no iPhone 12 mini foi de 741 minutos — em outras palavras, a bateria dura esse período apenas fazendo chamadas de voz.

Publicidade

A grande dúvida dessa informação é o enorme desequilíbrio quando comparado aos outros dispositivos. O motivo disso? Ninguém sabe ao certo. Talvez seja por causa do tamanho reduzido da bateria, mas se isso fosse verdade, os dados de navegação na web e reprodução de vídeo também deveriam cair de maneira semelhante, o que não aconteceu — repare como as barras roxas de todos os aparelhos no gráfico abaixo são maiores que as outras, menos no 12 mini.

O veredito

Não sei se vocês conhecem a expressão “chover no molhado”, mas foi basicamente isso que o TNW atestou, ou seja, algo que todos já sabíamos.

Publicidade

Sim, o iPhone 12 mini tem uma bateria que dura menos e é mais fraca — algo que se deve ao seu tamanho —, ao passo que o 12 Pro Max é um monstro de bateria. O elemento mais interessante dessa comparação foi comprovar como a Apple equilibrou a duração da bateria do 12 e do 12 Pro — apesar de eles terem a mesma capacidade, o 12 supera o 12 Pro.

Isso só mostra que gerenciar a vida útil da bateria é algo muito mais complexo do que simplesmente números de especificações. É preciso uma boa sincronia entre função/recursos, hardware e software, algo que a Maçã está muito à frente da concorrência.

Publicidade

O que acharam dessa “briga de irmãos”? 🤼‍♀️

iPhone 12 Pro
Comprar iPhone 12 de Apple Preço à vista: a partir de R$5.129,10
Preço parcelado: a partir de R$5.699,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, verde, branco, preto ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 64GB, 128GB ou 256GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos AirPods Pro deverão chegar só em 2022

Próx. Post

Superciclo: iPhone 12 chega a 100 milhões de vendas em sete meses

Posts Relacionados