O melhor pedaço da Maçã.

Espanha investiga Apple e Amazon por supostas práticas antitruste

Ink Drop / Shutterstock.com
Privacidade - Apple (lupa)

A Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (Comissão Nacional de Mercado e Concorrência, ou CNMC) da Espanha anunciou, na manhã de hoje, que abriu uma investigação [PDF] a fim de saber se a Apple e a Amazon fizeram um conluio para “reduzir a concorrência no mercado de varejo da internet para produtos eletrônicos” — é o que diz a agência Reuters.

Publicidade

Mais precisamente, o órgão busca provas de quaisquer acordos entre as empresas que limitem a venda de produtos da Maçã para a própria Amazon. Ainda assim, a averiguação da CNMC vai além das vendas de hardware e quer saber também se essa prática está fortalecendo a posição da Amazon em serviços de marketing para revendedores terceirizados.

Como acontece com a maioria das investigações antitruste, não haverá uma resposta rápida. A comissão deu o prazo de 18 meses para examinar o assunto detalhadamente antes de declarar algo — isso, claro, sem contar com os prováveis recursos, que poderão prolongar ainda mais as apurações.

Na Espanha, a venda da produtos Apple diretamente com a Amazon se deu ao mesmo tempo que em outras regiões. A parceria se aplica a diversos países (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão e Reino Unido) e começou em novembro de 2018.

Antes de as gigantes fecharem esse acordo, a empresa de Jeff Bezos vendia alguns produtos da Maçã somente através de revendedores não autorizados, que, em muitos casos, não conseguiam equiparar o preço de tabela oferecido pela empresa.

Publicidade

Depois do julgamento contra a Epic Games, a Apple está enfrentando várias outras ações antitruste nos EUA, no Reino Unido e em outros lugares. No entanto, esses geralmente se concentram na App Store.

Resta-nos esperar para ver o que essa investigação concluirá… 🔍

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brydge lança teclado MAX+ para iPads Air e Pro de 11 polegadas

Próx. Post

Vídeo: SharePlay + FaceTime no macOS Monterey 12

Posts Relacionados