O melhor pedaço da Maçã.

UE alerta Apple para não usar privacidade como “escudo”

imageportal / Shutterstock.com
Sede da Comissão Europeia em Bruxelas (UE)

A Apple foi advertida pela comissária europeia para assuntos envolvendo concorrência, Margrethe Vestager, a não usar “questões de privacidade e segurança como escudo para comportamento anticompetitivo”.

Publicidade

Em uma entrevista à Reuters, Vestager disse que, embora compartilhe das preocupações da Apple sobre privacidade e segurança, “a competição é tão importante quanto”.

O importante aqui é, claro, é que [a privacidade] não seja um escudo contra a concorrência, porque acho que os clientes não abrirão mão da segurança nem da privacidade se usarem outra loja de aplicativos ou se fizerem sideload.

Os comentários de Vestager foram feitos depois que o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, se manifestou contra a proposta de Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Art, ou DMA) na Europa. De acordo com ele, essa legislação pode levar a mudanças que “destroem seriamente a segurança do iPhone”.

Se aprovada, a legislação poderá causar grandes mudanças na App Store, incluindo a permissão para usuários instalarem apps fora da loja de aplicativos da companhia (sideloading) — algo que a Apple se opõe fortemente.

Publicidade

Vestager, por outro lado, disse que está “aberta a mudanças” e que acredita ser possível “encontrar soluções”. A comissária também disse que apoia as recentes mudanças de privacidade do iOS, como a Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT).

Como eu disse, na verdade várias vezes, é bom quando os provedores nos fornecem o serviço que podemos facilmente definir nossas preferências se quisermos ser rastreados fora do uso de um aplicativo ou não, desde que seja a mesma condição para todos. Até agora, não temos motivos para acreditar que esse não seja o caso da Apple.

Ainda não há um prazo para que a DMA entre em vigor na Europa, mas certamente a Apple continuará sua forte propaganda contra a proposta.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Qualcomm diz que pode fazer um chip melhor que o da Apple

Próx. Post

Google Chrome permitirá salvar e sincronizar grupos de abas

Posts Relacionados