O melhor pedaço da Maçã.

Site relembra os widgets do Dashboard do Mac OS X

Se você é das antigas, com certeza vai se lembrar da época em que o macOS (ou Mac OS X, dependendo da sua idade) possuía o chamado Dashboard — uma área que continha widgets totalmente interativos e que podiam ser utilizados para ver a hora, escrever notas, fazer contas e conversões, conferir a previsão do tempo e muito mais.

Publicidade

Os widgets do Dashboard foram introduzidos como parte do Mac OS X Tiger 10.4, em 2005, e foram descontinuados com o lançamento do macOS Catalina 10.15, em 2019. Na versão atual do sistema, o macOS Big Sur 11, os widgets possuem um design diferente — agora inspirados nos do iOS.

Mais precisamente, todos esses widgets clássicos foram feitos com HTML, CSS, e JavaScript, e isso permitiu que o desenvolvedor Zane Kleinberg os desenterrasse e os disponibilizasse num novo site.

No site, você vai encontrar alguns widgets “das antigas”, como pode ser visto na imagem acima — totalmente interativos e funcionais. Infelizmente, Kleinberg não conseguiu encontrar/recriar todos os widgets clássicos, mas melhor do que nada!

De fato, eles são os mesmos widgets que estavam presentes nos sistemas anteriores da Maçã; a sua arquitetura baseada na web permitiu que eles continuassem vivos até hoje. 😁

Publicidade

Vale notar que Kleinberg é o mesmo desenvolvedor do OldOS, um app que recria a experiência de uso do iOS 4. Recentemente, ele disponibilizou uma atualização do app trazendo suporte a papéis de parede personalizados e a tela de bloqueio com aquela antiga animação de carregamento.

O app está disponível para download pelo TestFlight. Kleinberg ainda disse que a próxima atualização trará de volta um app antigo. Algo me diz que será o YouTube, com aquela interface clássica do iOS, de quando ele ainda era desenvolvido pela própria Apple.

Publicidade

Bem legal, não? 😉

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple investirá US$1 bi em novo campus na Carolina do Norte

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 26 de junho a 4 de julho

Posts Relacionados