O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Acessibilidade: como usar a Lupa [iPhone e iPad]

Lupa
Shutterstock.com

Você sabia que é possível usar o seu iPhone ou iPad como uma espécie de lupa para ajudar na visualização de objetos e conteúdos pequenos? Esse recurso pode ser muito útil para pessoas com dificuldades de visão, por exemplo.

Publicidade

Nós inclusive já mostramos ele funcionando em um vídeo no nosso canal do YouTube:

Como ativar a Lupa

Para usá-la, é muito simples. Primeiramente, vá em Ajustes » Acessibilidade » Lupa e ative a função. Com isso, um ícone de lupa aparecerá na tela de início do dispositivo. Além disso, um atalho de acessibilidade será criado.

Para acessá-lo, pressione três vezes no botão lateral (em iPhones com Face ID), três vezes no botão de início (em iPhones e iPads com Touch ID) ou três vezes no botão superior (em iPads com Face ID e no iPad Air de quarta geração).

Também é possível colocar um atalho na Central de Controle. Para isso, vá em Ajustes » Central de Controle e toque no botão “+” ao lado de Lupa. Feito isso, ainda é possível mudar a ordem que ele aparecerá por lá. Para tal, pressione e segure o dedo em cima de um controle na parte onde estão localizados três risquinhos.

Como usar a Lupa

Ao ativar a Lupa, você verá uma barra deslizante pela qual é possível aproximar ou afastar o objeto. Isso também pode ser feito deslizando o dedo para cima ou para baixo a partir da tela.

Abaixo dela, é possível ajustar brilho, contraste, filtros de cores e ainda ativar a lanterna para melhorar a visualização do conteúdo que está sendo exibido. No botão do meio, é possível congelar o fotograma, ideal para quem quer ler algum conteúdo com calma, por exemplo.

Note que ele não será salvo na sua biblioteca de fotos, mas é possível compartilhá-lo indo até o botão feito para isso (no canto superior direito). Para abrir o modo multifoto e capturar mais de uma imagem, toque no botão representado por duas fotos (no canto inferior direito). Já para sair dele, vá em “Sair” (no canto superior esquerdo).

Para descartá-lo, toque no “X”. Ao capturar esses fotogramas, eles ficarão salvos temporariamente e poderão ser acessados ao tocar no botão “Ver” (no canto inferior direito).

Publicidade

É possível ainda mudar a ordem ou escolher novos controles que aparecerão na tela inicial do aplicativo. Para isso, toque no botão representado por uma engrenagem (no canto inferior esquerdo) e escolha os controles primários e secundários. Logo abaixo, em “Filtros”, você pode personalizar os filtros que aparecerão ou não nessa seção do app.


Como vocês podem ver, o recurso é bem completo e realmente destinado a funcionar como uma Lupa. Você até pode usar o app Câmera, de certa forma, para tirar uma foto e dar zoom nela — mas o conjunto de funções oferecidos na Lupa tornam essa tarefa mais fácil e precisa.

Já conhecia esse recurso por aí? 🔍

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Logo da Apple

Como digitar o logo da Apple no teclado [iPhone, iPad e Mac]

Próximo Artigo
iCloud+

iCloud+: o que é e o que muda do plano convencional

Posts Relacionados