Desde 2016, a Apple oferece algum tipo de proteção contra respingos, água e poeira em seus smartphones — não é por isso, contudo, que a empresa cobre eventuais danos. Na verdade, já faz um tempo que a Maçã é constantemente acusada de cometer um erro de marketing ou de enganar propositalmente consumidores ao utilizar o termo “resistente”.
Na mente do público, isso cria uma associação de que é possível nadar com seus smartphones ou tirar fotos debaixo d’água — e que, decerto, não há riscos de danos quando usados sob chuvas fortes, por exemplo.
Na semana passada, uma onda de críticas na China foi causada em razão de um anúncio que exibe um homem segurando um iPhone 12 próximo ao ouvido enquanto chove bastante — as informações são do MyDrivers. A legenda da peça publicitária indica que não há motivo para preocupações, pois o aparelho conta com a devida proteção.
De fato, talvez a chuva não danifique o iPhone 12, mas o “truque”, segundo os usuários, é que as políticas de serviço da Apple afirmam claramente que a garantia não se aplica a “danos decorrentes de contato com líquidos”.
Nesse caso, muitos consumidores viram esse anúncio como ironia e ofensa. Não satisfeita, a empresa afirma ainda que “a resistência a respingos, água e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo”.
É bem verdade que a falta de uma certificação maior para os iPhones faz falta — com o perdão do trocadilho, alguns concorrentes dão um “banho” na Maçã nesse quesito. Se o seu smartphone foi submerso e algo deu errado, prepare-se para trazê-lo de volta à vida pagando pelo reparo.
De qualquer forma, não aconselhamos que você tome banho com o seu iPhone nem mergulhe-o de forma intencional. Mesmo com a “proteção”, é bom evitar eventuais dores de cabeça. 😉
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via Gizchina