O melhor pedaço da Maçã.

Como personalizar a barra de menus do Mac

A barra de menus é um dos espaços mais característicos do sistema operacional que equipa Macs. Por ela, usuários podem ter acesso mais rápido a algumas funções dos aplicativos que estão abertos no momento — além de também a alguns ícones/recursos do sistema, como indicação da porcentagem da bateria, alto-falante, Siri, Wi-Fi, Bluetooth, etc.

Publicidade

O mais bacana é que você também pode personalizar a sua experiência nesse espaço, deixando tudo na sua ordem preferida. Veja só como é fácil.

Como personalizar a barra de menus

Vá em Preferências do Sistema » Dock e Barra de Menus. Na opção “Dock e Barra de Menus”, você pode optar por escondê-la de forma automática. Com isso, ela só aparecerá novamente quando você passar o mouse na parte superior da tela — se quiser que isso seja feito, basta marcar a opção “Ocultar e exibir a barra de menus automaticamente”.

Ainda na barra lateral, você pode escolher quais funções/recursos deseja que fiquem na barra de menus do Mac, como relógio, Spotlight e Time Machine, por exemplo. Clique em qualquer um desses recursos e selecione “Mostrar na Barra de Menus”.

Em alguns casos (como o “Não Perturbe”, “Espelhamento de Tela”, “Tela”, “Som” e “Reproduzindo”), você ainda pode escolher se quer mostrá-los sempre ou apenas quando esses recursos estiverem ativos.

Publicidade

Além dessas opções, a Apple também permite que você jogue os ícones da Central de Controle (a qual chegou junto ao macOS Big Sur) diretamente na barra de menus. Para isso, abra-a, escolha a função que deseja fixar na barra de menus e, depois, arraste/solte no local que deseja na barra de menus.

Personalizando a barra de menus do macOS

Se você quiser remover algum ícone que esteja na barra de menus, pressione enquanto clica sobre ele e arraste-o para fora dela.

Personalizando a barra de menus do macOS

Além dos aplicativos nativos, alguns apps de terceiros também oferecem a possibilidade de colocar seus ícones na barra de menus — mas, normalmente, isso fica nas configurações de cada app.

Como reordenar os ícones na barra de menus

Depois que tiver feito as escolhas de ícones para a barra de menus, você também pode mudar a ordem que eles aparecem por lá. Para isso, pressione no teclado enquanto estiver clicando sobre um ícone e mude-o de lugar.

Personalizando a barra de menus do macOS

Só não vá exagerar na quantidade de ícones, hein? 😜

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como abrir apps automaticamente ao ligar o Mac

Próx. Post

Como monitorar o seu sono usando o iPhone

Posts Relacionados