O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Predição do "woozy face" ou "cara tonta" ao digitar "stammering" no teclado do iOS

ONG acusa Apple de constranger pessoas gagas com predição de emoji

A STAMMA, associação inglesa em prol de pessoas gagas, convocou hoje a Apple para que a empresa revise o emoji de “cara tonta” — ou, em inglês, “woozy face” (🥴). De acordo com a organização, o emoji aparece como uma sugestão quando usuários digitam a palavra “stammering” (“gaguejando”). Aparentemente, a predição só funciona na língua inglesa.

Publicidade

Segundo a instituição, centenas de membros entraram em contato para reclamar sobre a predição, vista como ofensiva, em seus iPhones e iPads quando digitavam a palavra. “Isso é degradante e prejudicial. Gagueira é [a forma] como algumas pessoas falam”, afirmou Jane Powell, presidente da STAMMA.

Tratar isso como uma piada é estigmatizante. Pode deixar as pessoas constrangidas sobre como soam, intimidadas e envergonhadas, o que pode afetar sua saúde mental, carreira e relacionamentos.

A “woozy face” foi aprovada como parte do Unicode 11.0 em 2018, com o nome de “Rosto com olhos irregulares e boca ondulada” (“Face with uneven eyes and wavy mouth”) e chegou aos dispositivos da Maçã naquele mesmo ano.

A STAMMA entrou em contato com a empresa e solicitou que a predição fosse alterada para não mostrar mais o emoji. Ela também solicitou que membros e apoiadores relatassem o problema como “emoji impróprio”.

Publicidade

A Apple ainda não se manifestou quanto à denúncia.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tim Cook na conferência em Sun Valley

Sun Valley: Tim Cook e mais CEOs participarão do "acampamento de magnatas"

Próximo Artigo
Echo Auto

Modo Auto chega ao app da Alexa e aponta para lançamento do Echo Auto no Brasil

Posts Relacionados