O melhor pedaço da Maçã.

75% dos apps mais usados em iPhones são da Apple, diz estudo financiado pelo Facebook

App Telefone do iPhone

Nos últimos meses, vimos uma crescente de críticas à Apple sobre os aplicativos pré-instalados em seus dispositivos. Apps como o Safari e o Mail, que vêm instalados de fábrica nos iPhones, têm causado um alvoroço por alguns acreditarem que isso dá à Maçã uma injusta vantagem sobre outros desenvolvedores.

Publicidade

Agora, que um estudo da Comscore — financiado pelo Facebook — chegou para “comprovar” isso, tal como apontou o The Verge.

De acordo com o relatório, 15 dos 20 aplicativos (75%, portanto) mais usados no iOS são desenvolvidos pela Apple. Dentre eles, o Top 5 é formado pelos seguintes apps:

  1. Telefone (Phone)
  2. Tempo (Weather)
  3. Fotos (Photos)
  4. Câmera (Camera)
  5. Relógio (Clock)

Esses apps são mais populares até mesmo que YouTube, Facebook e Amazon.

Publicidade

Tudo isso, claro, pode não ser muito bem recebido pelos milhares de desenvolvedores da App Store, já que a pesquisa dá a entender que é muito difícil competir no ecossistema da Apple. Comparativamente, a Comscore afirmou que o Google desenvolve 12 dos 20 aplicativos mais usados no Android (60%).

Um fato curioso, contudo, é que nenhuma das duas empresas publica dados de uso de seus apps. Dessa forma, os cálculos da Comscore se baseiam única e simplesmente nas 4.000 pessoas que foram entrevistadas apenas no mês de novembro de 2020 — não há discriminação de qual proporção usa iOS ou Android, nem nenhum detalhe demográfico sobre eles.

O relatório completo ainda não foi divulgado, mas, em resposta ao The Verge, a Apple disse que a pesquisa é “gravemente falha de várias maneiras” e que suas próprias descobertas contradizem outros dados da Comscore.

Publicidade

Esta pesquisa financiada pelo Facebook, de dezembro de 2020, foi estritamente adaptada para dar a falsa impressão de que há pouca concorrência na App Store. Na verdade, os aplicativos de terceiros competem com os aplicativos da Apple em todas as categorias e obtêm sucesso em grande escala.

O Facebook, por sua vez, disse que pagou pelo estudo da Comscore para mostrar o “impacto dos aplicativos pré-instalados no ecossistema de aplicativos competitivo”, sugerindo um ecossistema anticompetitivo de ambos os sistemas operacionais (Android e iOS).

Todavia, a rede social claramente quer atacar diretamente a Maçã, uma vez que está cada vez mais em desacordo com ela. Nos últimos meses, o Facebook criticou duramente as limitações da App Store, as medidas de privacidade implementadas no iOS 14, a limitação de o Messenger não ser o mensageiro padrão do ‌iPhone‌ e muito mais.

Vamos acompanhar resultados dessas inúmeras críticas…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Loteria da morte: Software 14.6 está inutilizando HomePods

Próx. Post

Apple TV+: documentário “The Velvet Underground” ganha data de estreia e teaser

Posts Relacionados