Impressionante como, de um aplicativo de rápidos vídeos divertidos, o TikTok está progressivamente se tornando uma das maiores forças das mídias sociais contemporâneas — concentrando, em sua plataforma, transmissões de eventos esportivos, presenças importantes de empresas, oportunidades comerciais milionárias e muito mais.
Agora, a rede está dando mais um passo nesse projeto de onipresença: em breve, o TikTok será também uma central de criação de currículos e procura de empregos. Dá para acreditar?
Explico: a plataforma lançou recentemente, em programa piloto, uma funcionalidade chamada TikTok Resumes (Currículos TikTok), que permitirá aos usuários enviar currículos em vídeo — no mesmo espírito e linguagem dos conteúdos usuais da plataforma — para determinados empregadores.
Nessa fase de testes, que durará até o dia 31 de julho e se limitará aos Estados Unidos, algumas empresas já procurarão talentos a partir da plataforma. Gigantes como Target, Chipotle e Shopify buscarão empregados para determinadas vagas de nível iniciante e médio; nesta fase inicial, já são mais de 30 empresas inscritas no programa.
A ideia de várias companhias participantes do programa piloto é selecionar justamente pessoas com talento para a área das mídias sociais e veia de influencer: a Alo Yoga usará o formato para encontrar um novo gerente de mídias sociais (a pessoa escolhida desenvolverá uma estratégia de comunicação baseada justamente no próprio TikTok), enquanto a Allrecipes quer um apresentador de vídeos.
O fato é que, caso os testes deem certo, as chances são consideráveis de você poder se candidatar ao seu próximo emprego fazendo uma dancinha no TikTok. Já imaginou? 💃🕺