Em uma entrevista com o podcast Second Life, a vice-presidente de saúde da Apple, Sumbul Desai, falou um pouco sobre a sua carreira, seu trabalho na empresa e como diferentes times funcionam lá dentro — trabalhando, segundo ela, “como uma orquestra em sinfonia”.
Na Apple, Desai ajuda a supervisionar iniciativas de saúde, incluindo o desenvolvimento de produtos clínicos, parcerias inovadoras e pesquisas médicas. Ela é uma peça-chave por trás dos novos recursos do iPhone e do Apple Watch, como os lançados no iOS 15, como o compartilhamento de saúde e monitoramento da estabilidade do andar.
Seu papel na Apple é grande. Durante o período da pandemia COVID-19, Desai ajudou a liderar os esforços de resposta da Apple e apoio às vacinas.
Antes de iniciar a carreira na medicina, a Dra. Desai trabalhou na área de estratégia de negócios para a Disney e a ABC. Ela diz que, junto à sua função como diretora médica associada em Stanford, isso inesperadamente a preparou para o seu trabalho na Apple.
Oh, absolutamente, eu nunca teria pensado que meu papel hoje poderia mesclar minhas experiências anteriores tão bem, mas faz. […] [Estudar] comunicações e trabalhar na ABC [ajuda] a simplificar a mensagem e chegar ao cerne.
A sua filosofia sobre saúde holística a tornou um destaque no setor e, depois de trabalhar por bastante tempo na Stanford Medicine, Sumbul quis mudar um pouco o seu campo de abrangência.
Sobre essa mudança, ela disse:
Foi uma decisão muito difícil de tomar, quero dizer, eu realmente amo Stanford. […] Mas o que eu estava pensando era, você sabe, a saúde precisa mudar e de onde isso vai mudar? Isso vai acontecer de dentro ou vai acontecer a partir de empresas que são conhecidas pela inovação, essas que ajudarão a trazer avanços na saúde junto?
Dentro da Apple, Desai é responsável por clínicas e pesquisas, assim como pela área de saúde em geral. Sobre a integração entre diferentes equipes, ela diz:
O design e a engenharia estão realmente ligados constantemente. […] A Apple é muito multifuncional, então você tem todas as equipes juntas. […] O que é incrível no meu trabalho hoje é que ele é multidisciplinar. […] Quando isso acontece, é como uma orquestra em sinfonia.
A VP já apareceu em algumas apresentações da Apple, mas é sempre legal conferir o que esses executivos têm a dizer quando são entrevistados por fora.
O episódio completo do podcast pode ser encontrado aqui.
via iMore