Serei sincero: enquanto eu compilava os gráficos publicados ontem aqui no site, fiquei ligeiramente encucado com a representatividade atual do iPhone/iPod em nossas visitas, mas achei que a sua queda teria a ver com a disseminação do iPad. Não fossem leitores questionando os números, eu não teria parado para pensar na burrada que cometi.
Ocorre que, há alguns meses, nós resolvemos separar nossas estatísticas do Google Analytics entre acessos convencionais e acessos móveis — oriundos de smartphones com browsers modernos e que naveguem pelo nosso site usando nossa versão mobile. Estes não foram contabilizados nos gráficos publicados ontem, por isso estamos trazendo esta errata.
Sistemas operacionais
Adicionando esses números aos obtidos com nossos acessos locais, temos fortes mudanças em iPhone, iPod e Android. Em ordem de acessos, a coisa fica da seguinte forma: Mac OS X (47,6%), Windows (39,4%), iPhone (7,1%), iPad (2,5%), Linux (1,4%), iPod (1,2%) e Android (0,2%).
Navegadores
Aqui, evidentemente, a representatividade do Safari aumenta ainda mais. Somando os números de acessos via desktops com smartphones, o browser da Apple agora lidera nossas visitas com 45,3% do total.