O melhor pedaço da Maçã.
luchschenF / Shutterstock.com
MacBooks em loja da Apple na Alemanha

Mercado de Macs/PCs mostra sinais de desaceleração

De acordo com uma nova pesquisa da IDC, as vendas globais de computadores viram um bom crescimento no segundo trimestre deste ano — mesmo em meio à crise causada pela escassez de chips no mercado e a baixa demanda de consumidores.

Publicidade

Mais precisamente, foram comercializados cerca de 83,6 milhões de computadores no segundo trimestre de 2021 — o que representa um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Embora o crescimento anual permaneça alto, a IDC notou uma desaceleração nas vendas — já que a previsão de crescimento era de 55,9% para o último trimestre.

O mercado enfrenta sinais mistos no que diz respeito à demanda. Com a retomada dos negócios, o potencial de demanda no segmento comercial parece promissor. No entanto, também há indicadores iniciais de desaceleração da demanda do consumidor à medida que as pessoas mudam as prioridades de gastos após quase um ano de compras agressivas de PCs.

Segundo dados preliminares da IDC, a Apple comercializou cerca de 6,16 milhões de Macs — ante 5,63 milhões de unidades no mesmo trimestre do ano passado.

Publicidade

Isso dá à gigante de Cupertino uma participação de 7,4% na indústria de PCs, ligeiramente abaixo dos 7,6% no mesmo trimestre do ano passado. Isso torna a Apple a 4ª maior fabricante do mercado, um pouco à frente da Acer e ficando atrás da Dell, da HP e da Lenovo.

É importante notar que os resultados da IDC são baseados em dados da cadeia de suprimentos e podem não representar o cenário completa.

Quem também publicou sua pesquisa sobre o segmento hoje foi a Canalys, com números um tanto parecidos com os da IDC. No caso dela, a Apple teria vendido 6,2 milhões de Macs e também está em 4º lugar no ranking, com um market share de 7,8%. Já o crescimento anual geral teria sido um pouco menor, de 12,8%, totalizando 82,3 milhões de PCs comercializados no segundo trimestre.

Publicidade

Vale lembrar, ainda, que Apple divulgará os resultados do seu terceiro trimestre fiscal deste ano no dia 27 de julho — mas já faz um bom tempo que ela não detalha vendas por unidades, então temos mesmo que nos basear nessas pesquisas de mercado.

via The Register

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ assina com produtora do cineasta Alexander Rodnyansky

Próx. Post

Apple Maps destaca mais empresas acessíveis a pessoas surdas em novo guia

Posts Relacionados