De acordo com uma nova pesquisa da IDC, as vendas globais de computadores viram um bom crescimento no segundo trimestre deste ano — mesmo em meio à crise causada pela escassez de chips no mercado e a baixa demanda de consumidores.
Mais precisamente, foram comercializados cerca de 83,6 milhões de computadores no segundo trimestre de 2021 — o que representa um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora o crescimento anual permaneça alto, a IDC notou uma desaceleração nas vendas — já que a previsão de crescimento era de 55,9% para o último trimestre.
O mercado enfrenta sinais mistos no que diz respeito à demanda. Com a retomada dos negócios, o potencial de demanda no segmento comercial parece promissor. No entanto, também há indicadores iniciais de desaceleração da demanda do consumidor à medida que as pessoas mudam as prioridades de gastos após quase um ano de compras agressivas de PCs.
Segundo dados preliminares da IDC, a Apple comercializou cerca de 6,16 milhões de Macs — ante 5,63 milhões de unidades no mesmo trimestre do ano passado.
Isso dá à gigante de Cupertino uma participação de 7,4% na indústria de PCs, ligeiramente abaixo dos 7,6% no mesmo trimestre do ano passado. Isso torna a Apple a 4ª maior fabricante do mercado, um pouco à frente da Acer e ficando atrás da Dell, da HP e da Lenovo.
É importante notar que os resultados da IDC são baseados em dados da cadeia de suprimentos e podem não representar o cenário completa.
Quem também publicou sua pesquisa sobre o segmento hoje foi a Canalys, com números um tanto parecidos com os da IDC. No caso dela, a Apple teria vendido 6,2 milhões de Macs e também está em 4º lugar no ranking, com um market share de 7,8%. Já o crescimento anual geral teria sido um pouco menor, de 12,8%, totalizando 82,3 milhões de PCs comercializados no segundo trimestre.
Vale lembrar, ainda, que Apple divulgará os resultados do seu terceiro trimestre fiscal deste ano no dia 27 de julho — mas já faz um bom tempo que ela não detalha vendas por unidades, então temos mesmo que nos basear nessas pesquisas de mercado.
via The Register