O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Windows 3.1 rodando num iPad

Sim, é possível instalar o Windows 3.1 no seu iPad — com jogos e tudo

Saudade dos tempos de Paciência e Campo Minado? Você pode trazê-los de volta agora mesmo

O iPadOS não está dando conta das suas necessidades de produtividade? O Apple Arcade não tem todos os jogos de que você gostaria? Bom, agora você tem uma alternativa: instalar o Windows 3.1 (sim, aquele mesmo lançado em 1992) no seu tablet — de forma completamente regular, sem jailbreak.

Publicidade

A artimanha é feita por meio do aplicativo iDOS 2, que foi criado como uma forma de instalar e rodar jogos da plataforma DOS — mas que pode, como detalhou o jornalista Benj Edwards, servir como um método de instalação do sistema operacional.


Ícone do app iDOS 2
iDOS 2 de 潮激 李
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.6.2 (10.3 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
R$ 27,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O tutorial completo de Edwards, baseado num experimento anterior de Harry McCracken (da Fast Company), pode ser lido aqui. Basicamente, você precisa ter os arquivos de uma cópia do Windows 3.1 e rodar o iDOS ao menos uma vez antes de qualquer coisa — isso serve para que o aplicativo crie uma pasta no aplicativo Arquivos (Files) do iPadOS. É justamente nessa pasta que você copiará os arquivos do sistema operacional.

Em seguida, basta conectar um teclado e mouse Bluetooth ao iPad (o processo não pode ser feito por toques, aparentemente) e iniciar a instalação do Windows 3.1 no iDOS com alguns comandos específicos. Tudo isso é feito em menos de 30 minutos, sem grandes peripécias ou processos complexos — e como tudo está rodando de forma isolada dentro de um aplicativo, o máximo que poderá acontecer em termos de falha é você ter de apagar o app e começar tudo de novo.

Com tudo pronto, o Windows 3.1 roda basicamente como veio ao mundo no seu iPad. Você pode acessar a célebre pasta de jogos do sistema e rodar clássicos como Paciência e Campo Minado, bem como instalar outros aplicativos e jogos — basta baixar o arquivo ZIP desejado e copiá-lo na pasta apropriada do iDOS no app Arquivos.

Vale lembrar que tudo isso pode ser feito no iPhone, também — mas a telinha do smartphone pode ser um impeditivo para qualquer pessoa que não tenha um olho de lince. De qualquer forma, divirtam-se!

via Wccftech

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
campanha Behind the Mac

"Behind the Mac": novo comercial destaca artistas canadenses

Próximo Artigo
Operadoras no iPhone

Como usar o Dual SIM com eSIM no iPhone

Posts Relacionados