Não há dúvidas de que o WhatsApp desempenha uma função muito importante em nossa sociedade, afinal é ele o principal responsável por resolvermos assuntos casuais — como acertar uma reunião, por exemplo — ou até algo mais complexo, como conectar pessoas fisicamente distantes.
Em razão do vasto uso do mensageiro — apontado como o mais popular no Brasil —, alguns usuários constantemente tiram proveito dessa benéfica ferramenta para executar ações em massa ou agem contra qualquer outro termo imposto pela rede social e acabam sendo rigorosamente banidos.
Mesmo assim, o sistema automatizado de denúncias do app não tem se mostrado confiável e diversas pessoas inocentes são frequentemente banidas do WhatsApp — simplesmente por terem suas contas sinalizadas incorretamente.
Assim como isso se mostrou falho, o suporte do app se mostrou incapaz de rapidamente restaurar as contas dessas pessoas — o que levantou, inclusive, uma série de críticas no Reddit.
Agora, tudo indica que o mensageiro de Mark Zuckerberg está trabalhando em forma mais fácil e rápida para restabelecer as contas de usuários que foram erroneamente sinalizados. Informações do WABetaInfo apontam que o time do WhatsApp está desenvolvendo uma ferramenta dentro do próprio app para que um um banimento seja relatado sem muita burocracia.
Assim que a solicitação for enviada, dentro de 24 horas o usuário receberá uma notificação no aplicativo avisando que a equipe do suporte revisou o pedido. O WhatsApp, então, pode ter sinalizado incorretamente a conta do usuário e deve restaurá-la imediatamente No entanto, caso o sistema tenha encontrado uma atividade ilegal, o banimento será confirmado e você precisará registrar um novo número para usar o mensageiro.
O recurso parece estar na fase inicial de desenvolvimento e mudanças poderão acontecer até o lançamento final. O WABetaInfo identificou a função em uma versão beta do WhatsApp para iOS, mas tudo indica que ela será desenvolvida também para o sistema Android.