O melhor pedaço da Maçã.
Tada Images / Shutterstock.com
App Store

Download de aplicativos móveis caiu em 2022; App Store cresceu

Há duas semanas, comentamos que a arrecadação do mercado de aplicativos móveis havia caído pela primeira vez em sua história em 2022. Pois bem, de acordo com uma nova pesquisa da Sensor Tower, essa tendência também parece ter se traduzido para o número total de downloads nos últimos 12 meses.

Publicidade

Segundo a firma, usuários de dispositivos iOS e Android fizeram, somados, cerca de 142 bilhões de downloads em 2022 — cerca de 1% a menos em comparação a 2021, quando foram registrados 143,5 bilhões de instalações em ambas as lojas. Os dados, vale notar, não consideram downloads repetidos, embora seja apenas uma aproximação.

O total de downloads vindos da App Store aumentou, mas não o suficiente para impedir esse recuo nos números gerais. Mais especificamente, a loja da Maçã terminou o último ano com 32,2 bilhões de instalações — cerca de 0,5% a mais do que no anterior, quando registrou 32 bilhões.

Mesmo assim, os números da App Store ainda são bem menores que os do Google Play, que terminou o ano com 110 bilhões de downloads — contra 111,5 bilhões em 2021 (uma queda de 1,5%).

Publicidade

O aplicativo mais baixado em 2022 foi o TikTok, o qual conseguiu se consagrar como o campeão tanto na loja da Apple quanto na do Google com impressionantes 732 milhões de instalações. Completaram o Top 5 o Instagram, que também alcançou a casa dos 700 milhões downloads, o Facebook, o WhatsApp e o CapCut (muito por conta do próprio TikTok).

O fato de ter três dos cinco aplicativos mais baixados no mundo deu à Meta o título de desenvolvedora mais popular nas duas principais plataformas, com mais de 2,5 bilhões de instalações. O Google vem logo atrás com aproximadamente de 2,4 bilhões de instalações — cerca de 1 bilhão a mais que a terceira colocada, a chinesa ByteDance.

Entre os jogos, o título mais baixado em 2022 foi o clássico Subway Surfers, com quase 300 milhões de instalações. Muito popular em terras tupiniquins, o battle royale Free Fire ficou na segunda posição, com pouco mais de 250 milhões de downloads. Completam o Top 5 a surpresa Stumble Guys, Roblox e Ludo King.

A pesquisa completa pode ser conferida nessa página.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ divulga sua programação infantil para o outono

Próx. Post

Patente da Apple indica MacBook com trackpad “infinito”

Posts Relacionados