O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple patenteia lente periscópio que poderá equipar iPhones do futuro

Se os rumores estiverem certos, veremos a novidade nos “iPhones 14”
Lente periscópio num smartphone da Huawei

Não é de hoje que circulam rumores de que a Apple adicionará uma lente periscópio a algum iPhone futuro: já falávamos sobre isso em março do ano passado, inclusive com a informação de que a Samsung poderá fabricar os componentes, e em março último o analista Ming-Chi Kuo “adiou” a previsão de 2022 para 2023.

Publicidade

O fato é que, pelo visto, a Apple está se esforçando para tornar o rumor realidade: de acordo com o Patently Apple, a Maçã teve garantido recentemente o registro de uma patente para sua própria versão da lente periscópio.

As lentes desse tipo proporcionam um zoom óptico muito maior (alguns smartphones que já adotam o componente chegam a 10x) por conta de um design especial: nas lentes periscópio, os componentes ficam dispostos verticalmente, uma vez que não há espaço horizontal para posicionar os elementos na distância requerida num objeto tão fino como um smartphone. Um sistema de prismas e espelhos, então, direciona a luz em 90º para que a lente capture a imagem normalmente.

No caso da Apple, sua patente de lente periscópio é ainda mais complexa: temos aqui dois elementos de direcionamento da luz, e um sistema independente de lentes entre eles. Com isso, os elementos podem se movimentar livremente dentro do sistema, permitindo que a lente ofereça recursos como foco automático e estabilização óptica de imagem.

Rumores de alguns meses atrás indicaram que a Apple estaria encontrando dificuldades para licenciar lentes periscópio de outras fabricantes, justamente por conta de todas as patentes e registros intelectuais sobre as peças. Agora, com o seu próprio registro, a Maçã poderá seguir adiante com o plano — mas pelo visto teremos de aguardar os “iPhones 14” para sabermos de algo concreto em relação a isso.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tempo iOS 14.6 / iOS 15

App Tempo do iOS não mostra a temperatura de 69ºF

Próximo Artigo
Apple TV+

Apple cogita comprar o estúdio A24 por US$3 bilhões, diz Variety

Posts Relacionados