Em novembro do ano passado, o Twitter lançou os Fleets — recurso semelhante ao que já conhecemos do Snapchat e dos Stories no Instagram.
Hoje, pouco mais de oito meses depois, a rede social anunciou que descontinuará a função. Segundo uma publicação no blog oficial, Ilya Brown — chefe de produtos, marcas e anúncios em vídeos da empresa — afirmou que ela será retirada do ar por completo em 3 de agosto.
A notícia, claro, não surpreende, já que a adoção pelos usuários foi notavelmente baixa — e isso até a própria empresa admite.
Não é para menos, afinal, a plataforma colocou seu cavalo bem tarde no páreo. O Snapchat, precursor dos vídeos e fotos que expiram em 24 horas, foi lançado em 2011, e o Instagram introduziu o mesmo recurso em 2016. Em outras palavras, competir com um produto que está há quase uma década no mercado não é tão fácil quanto parece.
No app da rede social, os “Stories” do Twitter serão substituídos pelos “Espaços” — as salas de bate-papo de áudio. Brown também confirmou na mesma publicação que a rede social irá incorporar alguns dos recursos do finado Fleets, tais como a câmera em tela cheia, formatação de texto e adição de GIFs ao compositor de tweets.
Fleets saem, novidades chegam…
O pesquisador Nima Owji e o leaker Alessandro Paluzzi descobriram algumas novidades nas quais o Twitter está trabalhando!
A primeira delas, apontada por Paluzzi, é que a rede social está testando em um “Twitter para Profissionais” (“Twitter for Professionals”), que aparecerá próximo às configurações. Os usuários, então, poderão selecionar uma categoria para mostrar em seu perfil o setor que trabalham.
Dentre elas, é possível ver “Entretenimento e Recreação”, “Automotivo”, “Educação”, “Dança e boates” e mais. Os usuários também poderão alternar entre uma conta comercial (para marcas, lojas, etc.) e uma conta de criador (voltada para figuras públicas, artistas e influenciadores).
Nima Owji, por sua vez, revelou outros novos recursos e mostrou que o Twitter está trabalhando para permitir que um usuário silencie mensagens diretas de outros. Ao mutar determinadas contas, novas mensagens serão filtradas e enviadas para o final da lista de solicitações.
O desenvolvedor também confirmou que o Twitter está trabalhando em um pequeno card para exibir newsletters pessoais da Revue diretamente no perfil. Recentemente, a empresa — que é subsidiária da rede social — afirmou que os usuários poderão se inscrever em boletins informativos nas páginas de perfil.
Pois é… ainda que os Fleets estejam saindo, tudo indica que o Twitter está perto de lançar o tão aguardado “Super Follow” — o qual permitirá que perfis cobrem uma espécie de assinatura de seus seguidores pela visualização dos seus tweets, fotos e vídeos publicados.
Ainda ontem, a rede social passou a permitir que usuários alterem quem pode responder a tweets antigos — confirmando a descoberta da pesquisadora Jane Manchun Wong.
Por enquanto, ainda não está claro quando todos os recursos inéditos serão disponibilizados. Avisaremos quando tivermos mais notícias! 😊
via TechRadar