O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Grupos europeus acusam Apple de obsolescência programada… de novo

iPhones 12
Framesira / Shutterstock.com

Em breve, o setor jurídico da Apple deverá receber mais um processo sobre a suposta obsolescência programada de seus smartphones. Desta vez, membros do grupo Euroconsumers enviaram uma carta à Maçã pedindo uma posição quanto ao consumo excessivo de bateria dos iPhones no iOS 14.5 e atualizações posteriores — é o que diz o site iPhoneros.

Publicidade

O documento foi enviado na sexta-feira passada (9/7) e é assinado pela Organização Espanhola de Consumidores e Usuários (Organization of Consumers and Users, ou OCU) e por outros grupos — tais como Altroconsumo (Itália), Deco Proteste (Portugal) e Test Achats (Bélgica).

Segundo os consumidores, a obsolescência programada estaria afetando usuários com modelos mais recentes dos iPhones (8, XS, 11 e o 12) e eles mencionam também uma rápida drenagem da bateria e um baixo desempenho do smartphone após instalarem determinadas atualizações do iOS 14 — especificamente, são citadas as versões 14.5, 14.5.1 e 14.6.

De acordo com a OCU, o objetivo da carta é “criar um diálogo com a Apple para estabelecer a melhor forma de compensar os consumidores” e ela ainda ameaçou levar o caso ao tribunal caso a empresa não forneça “uma resposta adequada” — não sabemos ao certo o que, de fato, seria isso.

Ainda não há provas concretas de que o consumo excessivo da bateria esteja diretamente relacionado às atualizações do iOS, tal como a organização citou. No mais, para que qualquer alegação seja legalmente relevante, ela teria que englobar milhares de consumidores e aparelhos — e tudo indica o contrário… por enquanto.

via iMore

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Recurso Mix no Reels no Instagram

Instagram testa no Brasil modo para misturar músicas no Reels

Próximo Artigo
Adam McKay

Apple TV+ firma parceria com produtora do diretor de "A Grande Aposta"

Posts Relacionados