O melhor pedaço da Maçã.

Como atribuir um grau de parentesco ou relacionamento aos contatos [iPhone, iPad e Mac]

Foto de Miguel Tomás no Unsplash
iPhone com a Siri

A Siri não é lá uma das assistentes pessoais mais inteligentes – ao menos em português… 😜 Com a concorrência pesada, principalmente da Amazon Alexa e do Google Assistente, ela deixa muito a desejar em tarefas bem básicas.

Publicidade

Apesar disso, ela ainda pode ser útil em algumas coisas, como pedir para ligar para certo contato que esteja na sua agenda, por exemplo.

Junto a isso, desde o iOS 5 a Apple permite que você especifique o grau de parentesco ou relacionamento com as pessoas que estão na sua lista de contatos. Isso pode ser uma mão na roda na hora de pedir para que a Siri ligue ou mande uma mensagem para algum deles sem nem precisar dizer os seus nomes, bastando falar “E aí Siri, mande uma mensagem para a minha mãe”, por exemplo.

Veja, a seguir, como fazer isso tanto no iPhone/iPad quanto no Mac.

Primeiro método

O método mais fácil é usar a própria assistente pessoal para atribuir um parentesco ou relacionamento. Tanto no iPhone/iPad quanto no Mac, basta dizer, por exemplo: “Maria é a minha mãe”. Depois, confirme a ação clicando/tocando em “Sim” para que a Siri reconheça o nome relacionado à pessoa.

Alternativamente, mesmo sem ter feito essa atribuição antes, se você pedir pela primeira vez à Siri para ligar para o seu pai, por exemplo, ela vai responder lhe perguntando quem, dos seus contatos, é o seu pai.

Segundo método

Você também pode fazer isso manualmente no app Contatos – ou, no caso do iPhone, indo em “Telefone” e selecionando a aba “Contatos”.

Como atribuir um grau de parentesco no iPhone/iPad

Vá em “Editar” (no canto superior direito) e no botão de “+” ao lado de “adicionar nome relacionado”. Em seguida, toque em “mãe” logo acima para escolher qual o grau de parentesco ou relacionamento você tem com a pessoa.

Publicidade

Por lá, você verá dezenas de opções disponíveis. Indo até o final da lista, ainda é possível criar uma etiqueta personalizada. Feita a escolha, toque em “OK” (no canto superior direito) para salvar as alterações.


Ícone do app Contatos
Contatos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.8 (1.2 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Como atribuir um grau de parentesco no Mac

Selecione o contato na aba lateral do app Contatos e clique no botão de “+” (no canto inferior esquerdo). Escolha Mais Campos » Nome Relacionado e use o menu suspenso “mãe” para atribuir um grau de parentesco ao contato.

Assim como no iPhone/iPad, você também pode customizá-lo clicando em “Personalizar…”, no fim da lista. Quando tiver concluído, vá em “OK”.

Legal, não?! 😁

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como criar um perfil e alterar seus dados no Apple Music [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Novo iPhone SE com chip A14 e 5G chegará no 1º semestre de 2022, diz DigiTimes

Posts Relacionados