O melhor pedaço da Maçã.

Opinião de leitora: como é usar um iPhone “antigo” com iOS 14

Foto de John Tekeridis no Pexels
iPhone 6s Plus
Autor(a) convidado(a)

Dalva Verônica

Formada no curso Técnico em Informática no SENAC-Taubaté/SP, conheceu a Apple e seus produtos em 2013, lendo o MacMagazine. Em 2014, adquiriu seu primeiro iPhone, um 5s. Em 2016, trocou-o por um 6s Plus que usa até hoje.

Em 2021, provavelmente no fim do segundo semestre, será apresentada uma nova linha de iPhones. Eu, porém, sigo firme e forte usando o meu iPhone 6s Plus de 64GB, na cor ouro rosa.

Publicidade

Acredito que existam muitas pessoas que, assim como eu, não trocaram seus aparelhos — sejam eles da mesma linha ou de linhas mais recentes, como 7/7 Plus, 8/8 Plus, entre outras.

O iPhone 6s foi lançado originalmente em setembro de 2015, mas comprei o aparelho (novo) em setembro de 2016 (um ano depois), no site de uma loja parceira por um valor bem menor que praticado pela Apple na época.

iOS

Meu iPhone 6s Plus está rodando sem problemas a última versão do iOS 14 (a 14.4), a mesma que toda a linha de iPhones 12, lançada em novembro de 2020, roda. É claro que não terei todos os recursos oferecidos por essa versão do iOS — estou ciente disso — mas, ao menos pra mim, isso não faz muita diferença. 

Publicidade

Dá pra contar quantas vezes o meu aparelho travou durante esses anos de uso. Talvez tenha travado uma vez ao ano, não sei. O sistema flui muito bem entre as tarefas que executo — que são simples, em sua maioria.

Por exemplo: eu posso começar a digitar um texto no aplicativo Notas e logo depois abrir o Safari e pesquisar algo na web (usando 4G ou Wi-Fi), sair dos dois apps, acessar uma rede social e tocar ao mesmo tempo uma música. Acho que posso me classificar como uma usuária leiga/comum, que não orça tanto assim o processador do aparelho. Ainda assim, acho que a média de uso não foge muito desse padrão.

Uso de apps

Tenho poucos aplicativos instalados no meu iPhone. Os básicos, para mim, são: editor de imagens, redes sociais, um aplicativo bancário e mais um ou outro. Tiro algumas fotos simples, mas raramente as edito. No máximo, redimensiono e ajusto o brilho/contraste. Não tenho o hábito de jogar, nem de assistir a filmes ou séries no celular, por exemplo.

Eu também faço poucas ligações por dia; por outro lado, uso regularmente o email, envio algumas mensagens SMS (isso mesmo, você não leu errado: eu ainda uso SMS), utilizo muito as redes 4G/Wi-Fi durante o dia para acessar sites, redes sociais, assistir a alguns vídeos/podcasts e, é claro, atualizar o iOS e meus apps.

Configurações

Mantenho desativados itens considerados por mim desnecessários, como animação no fundo de tela (efeito paralaxe), brilho na tela, entre outras coisas. O 4G, o Bluetooth e o Wi-Fi eu só ativo quando vou usá-los.

Publicidade

No fim do dia, ainda termino com cerca de 15% de bateria. Com relação à saúde, ela está agora com 80% e nunca foi trocada. Tenho ainda mais de 30GB livres de armazenamento. Difícil de acreditar, não é mesmo? Praticamente um milagre! 🙏🏼😂

Conservação

Com relação à estrutura física do aparelho, ela está muito bem conservado (ao menos na minha opinião). A tela original nunca foi arranhada ou trincada, porque sempre a protegi com uma película de acrílico. A parte traseira segue em boas condições, também; não está arranhada e mantive aquela “proteção plástica” original que veio — e uso uma capinha de silicone comum.

Publicidade

Câmera traseira, flash, botões de Início, de volume, de ligar/desligar, de silenciar, alto-falantes, entrada P2, conector Lightning… tudo funcionando muito bem. Eu ainda tenho o carregador/cabo original, os quais estão começando a descascar e meio encardidos, mas funcionam. Os fones de ouvido nem da caixinha eu tirei, pois prefiro os modelos auriculares com fio.

Futuro

Eu estou bem feliz com o meu aparelho. Só lamento o fato de que, de acordo com os rumores, infelizmente a linha 6s não suportará a próxima versão do iOS. Mas, depois de cinco anos de suporte, é claro que esse dia chegaria.


Agora, eu quero saber: você segue sem problemas com seu aparelho “antigo” ou faz o upgrade sempre que possível?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Se depender do seu showrunner, “Fundação” terá 80 episódios

Próx. Post

Conceito: como a Apple poderia escapar das acusações de monopólio no iOS?

Posts Relacionados