O melhor pedaço da Maçã.
MacRumors
Conceito de iPhone com Touch ID sob a tela

Apple quer câmeras e leitor de digital embutidos na tela, mostram patentes

Que tal um iPhone com Touch ID *e* Face ID ocultos?

Não é de hoje que os rumores indicam um interesse da Apple em “ressuscitar” o Touch ID (entre aspas porque ele ainda não está morto, naturalmente) numa versão embutida na tela. Por outro lado, pouco se falou até o momento sobre um futuro com câmeras também escondidas debaixo dos painéis de iPhones, iPads e Macs.

Publicidade

Pois hoje, duas patentes [1, 2] concedidas à empresa surgiram para tratar justamente disso, como informou o Patently Apple. Ambas referem-se a tecnologias de transmissão e recepção por meio de elementos micro-ópticos — isto é, componentes minúsculos que transmitiriam e receberiam luz entre os pixels da tela.

Como de costume no registro de patentes, a descrição das tecnologias é a mais ampla e genérica possível. Ainda assim, os documentos trazem alguns detalhes interessantes: em uma determinada seção, por exemplo, a empresa descreve formas de capturar imagens bi ou tridimensionais a partir destes sensores embutidos — sinalizando uma forma de colocar até mesmo o Face ID debaixo das telas de iPhones, o que poderia eliminar de uma vez por todas o infame recorte (ou notch, como queira).

Os engenheiros da empresa também pensaram em soluções para que os sistemas diferenciem um toque “comum” na tela com um usuário que está de fato tentando ter suas digitais lidas pelo aparelho. Além disso, há registros de sensores que podem ficar totalmente cobertos pelas telas, enquanto outros podem funcionar por meio de aberturas microscópicas nos painéis.

Patente da Apple de sensores sob a tela

Uma parte das patentes deixa claro que um dos objetivos dos engenheiros da Apple é deixar os sensores completamente invisíveis — isto é, a parte da tela dedicada a eles não teria nenhum tipo de marcação ou diferença na refletividade e nas cores. Para isso, entretanto, os profissionais reconhecem que a espessura do componente como um todo poderia aumentar.

Obviamente, como sempre falamos ao tratar de patentes, isso tudo ainda está na fase das ideias — cabe, agora, aos engenheiros da empresa testar e aplicar essas invenções no mundo real… ou não. Vamos aguardar para ver o que a Maçã tem na manga para os próximos anos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vivo é considerada culpada em caso de clonagem de WhatsApp

Próx. Post

Netflix anuncia que terá jogos e concorrerá com o Apple Arcade

Posts Relacionados