O melhor pedaço da Maçã.

Cientistas criam vidro que pode “se curar” de arranhões

Niki Khun / Shutterstock.com
iPhone com a tela dividida, metade quebrada e metade normal

Todos nós já tivemos pelo menos um ou outro smartphone que teve o vidro arranhado, rachado ou quebrado. É um problema comum, com o qual muitos de nós aprendemos a conviver ou evitar — vide as películas para celulares que, hoje em dia, são bem comuns.

Publicidade

Mas imagine se não fosse mais preciso nos preocuparmos com o estado da tela dos nossos smartphones! E se elas pudessem se “autoregenerar”, a fim de curar arranhões ou até mesmo rachaduras? Pois é nisso que os cientistas do Instituto Indiano para Educação e Pesquisa em Ciências (IISER), em Calcutá (Índia), estão trabalhando.

Este novo vidro teria a capacidade de “autocura”, ou seja, seria capaz de regenerar-se e esconder essas imperfeições. O projeto envolve o uso do material orgânico piezoelétrico, capaz de converter energia mecânica em energia elétrica — e vice-versa.

Com isso, o material produz cristais na sua superfície no formato de agulhas, com comprimento de 2mm e largura de 0,2mm. Esses cristais podem unir-se, a fim de fechar as rachaduras e arranhões no vidro.

Publicidade

Segundo os cientistas do instituto, o material é 10x mais resistente do que vidros comuns, e eles acreditam que essa tecnologia seria perfeita para a implementação em smartphones.

Contudo, mesmo com toda essa resistência e resiliência, possivelmente esse material não será capaz de regenerar rachaduras muito grandes — mas já seria uma ótima solução para arranhões ou rachaduras menores.

O projeto, contudo, ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de conclusão. Por enquanto, só nos resta sonhar com a chegada de uma tecnologia como essa a nossos smartphones.

via Gizchina

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone XR de 128GB por R$3.699 em 10x!

Próx. Post

Por unanimidade, FTC adotará direito ao reparo em novas regras para fabricantes

Posts Relacionados