O melhor pedaço da Maçã.
Reparo de iPhone

Por unanimidade, FTC adotará direito ao reparo em novas regras para fabricantes

A Apple e outras fabricantes deverão ser afetadas pelas novas regulamentações

Já sabemos que os Estados Unidos estão se preparando para construir novas regras relacionadas ao direito ao reparo — isto é, à forma como as fabricantes disponibilizam peças, documentação e ferramentas para que oficinas não autorizadas (ou mesmo usuários) façam consertos nos seus produtos.

Publicidade

No início do mês, falamos aqui sobre o início dos trabalhos na Comissão Federal de Comércio dos EUA (Federal Trade Commission, ou FTC) — à época, o órgão ainda estava começando a esboçar as novas regulamentações. Alguns dias depois, soubemos que a iniciativa fazia parte de uma empreitada muito maior do governo Biden, que assinou uma ordem executiva para promover a concorrência e quebrar monopólios em uma série de setores da economia do país.

Agora, um novo passo foi dado: a FTC anunciou hoje que aprovou, por unanimidade, a proposta para criar legislações contra as restrições de reparo. A agência justificou a votação afirmando que a ação das fabricantes representa um abuso monopolista, e o direito ao reparo será benéfico para consumidores, trabalhadores e pequenos negócios.

A presidente da FTC, Lina Khan, afirmou o seguinte:

Publicidade

Esses tipos de restrições aumentam significativamente o custo para os consumidores, impedem a inovação, fecham portas e oportunidades de negócios para oficinas de reparo independentes, criam lixo eletrônico desnecessário, atrasam reparos pontuais e diminuem a longevidade dos produtos. A FTC tem uma série de ferramentas que pode usar para acabar com as restrições irregulares de reparo, e o compromisso de hoje nos permite avançar em relação a esse objetivo com um vigor renovado.

Com a votação de hoje, a FTC sinaliza que aproveitará (em partes ou inteiramente, ainda não sabemos) o conjunto de regras já defendidas pelos proponentes do direito ao reparo, como a distribuição de peças e ferramentas de diagnóstico.

A iFixit, uma das grandes defensoras da bandeira, comemorou o marco — a chefe de políticas da empresa, Kerry Sheehan, afirmou o seguinte:

O progresso da FTC ao tratar das restrições de reparos mostra a energia do movimento de direito ao reparo atualmente — e o quão poderosa a nossa comunidade consegue ser quando trabalhamos juntos.

Nem a Apple nem qualquer outra empresa foi citada nominalmente no anúncio de hoje, mas é provável que as grandes fabricantes estejam entre as mais afetadas pelas novas regras. De qualquer forma, ainda teremos de esperar um tempo antes que qualquer regulamentação entre em vigor — afinal de contas, só agora a agência vai começar a discutir as legislações.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cientistas criam vidro que pode “se curar” de arranhões

Próx. Post

Analistas reiteram “iPhone 13” com 1TB; evento poderá ser em 14/9

Posts Relacionados