A Apple tem o costume de lançar atualizações de software de maneira bem frequente para os seus produtos, incluindo, é claro, o iPhone e o iPad.
Além de trazer novos recursos, elas contam também com correções de bugs e de possíveis brechas que podem comprometer a segurança do sistema operacional — consequentemente, dos seus aparelhos.
Confira como fazer essas atualizações pelos próprios aparelhos ou com a ajuda de um Mac ou PC.
Backup, sempre!
Antes de mais nada, é recomendável que você faça um backup para evitar a perda de dados. Isso pode ser feito tanto pelo iCloud quanto usando um Mac/PC.
Atualizando o iPhone/iPad diretamente pelo aparelho
Primeiro, certifique-se de que ele esteja com o Wi-Fi ligado e conectado ao carregador.
Depois, vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software. Quando houver uma atualização, ela aparecerá nessa tela. Toque em “Baixar e Instalar” para concluir o processo.
Você ainda pode personalizar o comportamento das atualizações do iOS/iPadOS, indo em “Atualizações Automáticas”. Por lá, é possível optar por apenas baixá-las ou instalá-las de forma automática.
Se o aparelho estiver com pouco espaço livre de armazenamento, é possível remover temporariamente aplicativos para que a nova versão do iOS/iPadOS seja instalada. Para fazer isso, simplesmente toque em “Continuar” no alerta que aparecer no seu dispositivo.
Mas não se preocupe: depois dessa instalação, o sistema fará automaticamente o download desses apps para você — na prática, nada muda.
Feito isso e com a instalação devidamente baixada no aparelho, toque em “Instalar” para que o processo seja realizado. Se quiser, ainda é possível fazer com que isso seja feito posteriormente ou durante à noite. Para isso, toque na opção “Mais Tarde” e selecione “Lembre-me Depois” ou “Instalar Esta Noite”.
Nessa última opção, lembre-se de conectar o aparelho à tomada antes de dormir para que a atualização seja realmente feita.
Atualizando o iPhone/iPad usando um Mac/PC
Caso queira, é possível atualizar os seus dispositivos usando um Mac ou PC. No caso do PC, certifique-se de baixar o iTunes antes de qualquer coisa.
Em Macs com o macOS Catalina ou posterior, esse processo é feito pelo Finder. Já em Macs rodando o Mojave ou anteriores, isso é feito pelo iTunes.
Conecte o seu aparelho no computador e localize-o. No Finder, ele vai aparecer na aba lateral. Já no iTunes, ele aparecerá no canto superior esquerdo da janela do aplicativo. Clique em “Geral” ou em “Ajustes”, e depois em “Buscar Atualização”. Em seguida, vá em “Baixar e Atualizar”.
Fazendo uma instalação manual
Também é possível fazer uma instalação manual do novo sistema e, posteriormente, aplicá-lo no Finder ou no iTunes.
Para isso, você precisará do link direto da atualização. Depois de ter baixado ela no seu Mac ou PC, conecte o dispositivo ao computador, abra o Finder/iTunes, vá até a opção “Geral” e clique no botão “Buscar Atualização” enquanto segura a tecla ⌥ option, no Mac, ou ⇧ shift, no PC. Na janela que será aberta, localize o arquivo baixado e selecione-o. Depois, basta seguir as instruções na tela e aguardar.
Fazendo uma instalação limpa
Além das três opções descritas acima, há também a possibilidade de fazer uma instalação limpa. Dessa forma, o sistema do seu dispositivo será instalado do zero — ao ser religado, o aparelho se comportará como se tivesse saído da caixa, sem nenhum tipo de arquivo ou preferências aplicadas anteriormente.
É preciso, porém, que você se atente de que o iCloud está armazenando todos os itens que deseja “puxar” na hora que for fazer o login com o seu ID Apple.
No iPhone/iPad, vá até Ajustes » [seu nome] » iCloud e verifique quais dos itens a seguir estão ativos.
- Fotos
- Backup do iCloud
- Chaves (senhas que você usa no Safari)
- Mail do iCloud
- iCloud Drive
- Contatos
- Calendário
- Lembretes
- Notas
- Mensagens
- Safari (informações como favoritos, histórico de navegação, etc.)
- Bolsa (as ações que você acompanha pelo app)
- Casa (seus dispositivos e configurações)
- Saúde (todos os dados armazenados no app)
- Carteira (cartões cadastrados no Apple Pay, tíquetes, etc.)
- Game Center
- Siri
- Chaves
Mais abaixo — ainda na mesma tela — é possível visualizar quais apps da Apple e de terceiros estão usando o iCloud para guardar os seus dados próprios.
Tenha em mente também que outros apps (como aqueles do Google ou o Telegram) usam servidores próprios para armazenar e manter os seus dados. Por isso, bastará que você faça o login com as suas contas desses serviços para que as suas informações apareçam.
No caso do WhatsApp (dentre outros), é preciso que você faça necessariamente um backup no iCloud para poder resgatar tudo posteriormente. Dito isso, vamos às duas formas de fazer esse processo!
Pelo iPhone/iPad
Abra os Ajustes e vá até Geral » Transferir ou Redefinir o iPhone [ou iPad] e selecione a opção “Apagar Conteúdo e Ajustes“.
Isso fará com que todas as informações do seu aparelho sejam apagadas e ele vai estar como se estivesse novo, recém saído da caixa. Quando o processo estiver finalizado, siga as instruções na tela para reconfigurar o aparelho.
Pelo Mac ou PC
Se preferir, também é possível fazer isso pelo seu Mac ou PC. No macOS Catalina ou superior, isso é feito pelo app Finder; se estiver em um PC com Windows ou em versões anteriores ao macOS Catalina no Mac, isso é feito através do iTunes.
Para começar, baixe o arquivo IPSW que corresponde ao seu aparelho. Depois, conecte o iPhone ou iPad ao computador, abra o iTunes ou Finder e selecione o aparelho. Na aba “Resumo”, clique então em “Restaurar iPhone [ou iPad]” enquanto segura a tecla ⌥
. Por fim, na nova janela que será aberta, selecione o arquivo IPSW baixado anteriormente e siga as instruções descritas na tela para fazer a instalação do novo sistema.
É bom que fique claro que ao fazer esse processo, os seus aplicativos e ajustes feitos não serão “puxados” de volta para o seu aparelho. Por isso, caso queira, será preciso baixar os apps novamente e fazer os ajustes desejados de forma manual.
Pronto, boa atualização! 😉