Quando finalmente anunciou o projeto do Apple Silicon, a Maçã afirmou que sua intenção era finalizar a transição dos Macs para seus chips próprios em um período de dois anos — o que significaria que, cumprindo a meta, todos os computadores da empresa seriam equipados com processadores da Apple até meados/final de 2022.
Tendo isso em mente, é provável que o Mac Pro seja um dos últimos modelos da Maçã a dar o salto para o Apple Silicon — e as informações trazidas hoje por YuuKi_AnS corroboram essa expectativa.
De acordo com o leaker, a Apple atualizará o Mac Pro em 2022 ainda com processadores Intel. Mais precisamente, a próxima geração do computador mais poderoso da empresa receberá os chips da linha Xeon W-3300, lançados há algumas semanas ainda como parte da família “Ice Lake” (de 10 nanômetros).
Os processadores, destinados a workstations e outras soluções profissionais, são alguns dos mais potentes já lançados pela Intel, todos com clock base de 4GHz. O mais “modesto” da linha, o Xeon W-3323, tem 14 núcleos, enquanto o mais poderoso de todos, o Xeon W-3375, tem 38 núcleos(!) e TDP estimado em 270W. A linha traz suporte a até 4TB de RAM DDR4-3200.
A atual geração do Mac Pro usa processadores Intel Xeon-W de uma família anterior, a “Cascade Lake”, que tem litografia de 14nm e suporte a no máximo 1,5TB de memória. Caso o upgrade seja confirmado, portanto, é possível que vejamos um salto e tanto na performance das máquinas.
Obviamente, precisaremos aguardar para ver: o leaker YuuKi_AnS costuma trazer informações precisas sobre a Intel, mas não tem basicamente nenhuma tradição em rumores sobre a Apple. Além disso, fica a dúvida se a próxima geração do Mac Pro será exclusivamente Intel ou se a Maçã escolherá lançar múltiplos modelos do computador (alguns com chips Intel e outros com Apple Silicon), para atender a diferentes necessidades dos usuários.
A ver.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider