O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPads Pro com Magic Keyboard sobre um fundo preto

Apple continua dominando mercado de chips para tablets

A Maçã conquistou sua maior fatia no segmento em nove anos

Entra trimestre, sai trimestre, e a Apple segue nadando de braçada no mercado de tablets. Mas a liderança da Maçã não está apenas na venda de dispositivos em si: a empresa também supera a concorrência com folga quando a métrica é a de processadores para tablets.

Publicidade

De acordo com dados da Strategy Analytics referentes ao primeiro trimestre de 2021, a Apple abocanhou 59% do mercado de chips para os dispositivos móveis — muito mais do que as suas duas principais concorrentes, Intel (14%) e Qualcomm (10%) combinadas. Trata-se da maior fatia de mercado da Maçã no segmento ao longo dos últimos nove anos.

As notícias são ainda melhores para a Apple porque o mercado cresceu 33% na comparação ano a ano e movimentou, no primeiro trimestre de 2021, cerca de US$761 milhões.

Obviamente, não podemos falar aqui de um lucro direto para a Apple, já que ela não vende seus processadores para outras fabricantes; ainda assim, os números indicam que o domínio da empresa no mundo dos tablets segue firme e forte.

Publicidade

Entre as razões citadas pelos analistas da SA para o sucesso da Apple, temos o aumento da produção (e venda) de tablets por conta da pandemia da COVID-19, bem como a recepção fortíssima dos processadores da Maçã — especialmente suas criações de 5 nanômetros: o A14 Bionic, que equipa o iPad Air de quarta geração, e o M1, que está presente nos novos iPads Pro.

Quando a análise concentra-se em tablets fora do universo de iPads, a MediaTek é a fabricante que se sobressai: a empresa tem parcerias de produção com gigantes como a Amazon, a Lenovo, a Samsung e a ASUS — e cresceu 92% na comparação ano a ano, especialmente por conta dos seus chips com capacidade celular. Ainda assim, a SA estima que o preço de venda médio (average selling price, ou ASP) da fabricante esteja bem abaixo da média do segmento, reduzindo suas receitas.

O fato é que, pelo visto, a Apple continua numa maré muito forte com os iPads. Vamos acompanhar os próximos capítulos!

via Patently Apple

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
MediaMarkt oferece 4 meses Apple Music Portugal

MediaMarkt oferece 4 meses grátis do Apple Music em Portugal

Próximo Artigo

Oferta: iPhone 12 Pro Max por R$7.699 em 12x!

Posts Relacionados