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Ballmer dispara: crescimento do mercado de Macs é um “erro de arredondamento”

Steve BallmerDurante o encontro anual da Microsoft em que é feita a apresentação das análises financeiras aos investidores, Ballmer discursou para uma plateia repleta de usuários de Mac.

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Nossa fatia nessa audiência é menor que o normal. Eu posso ver o número de logos da Apple e de PCs. Mas não tente esconder: eu já os contei. Aliás, estou fazendo isso desde que começamos a conversar.

Ballmer sorri e passa a demonstrar como a indústria tem dado um tiro no pé em não entregar aos consumidores laptops leves, baratos e que sejam legais. Ele aborda, também, algumas de suas propostas para tentar resolver a questão.

Enquanto falava sobre como pretende posicionar a Microsoft, ele fez declarações a respeito de como os principais concorrentes têm atuado diante do mercado, dando um atenção especial à Apple e citando-a em diversos momentos.

Vamos aos principais pontos:

  • Ballmer comentou que, há cerca de dois anos, ele se questionou: “Qual é a da Apple?” (em referência à campanha Get a Mac). Os investidores começavam a exigir investimentos na área, justamente quando ele precisava fazer cortes. No final, os investidores ganharam a questão e, um ano depois, a Microsoft exibia as primeiras campanhas em resposta.
  • Numa comparação entre as fatias de mercado ocupadas pelas duas empresas, Ballmer tem uma visão clara a respeito, inclusive sobre o crescimento apresentado pela Apple. “Perdemos um pouquinho mas, se você for direto ao ponto, é só um erro de arredondamento”, complementa.
  • Para a Microsoft, o mercado global da Apple não é motivo de preocupação, e, com as novidades que a empresa de Redmond tem em seu planejamento, recuperar o terreno da rival vai ser fácil, até porque “a Apple ainda vende em torno de 10 milhões de unidades [anuais]”, algo que Ballmer vê como uma oportunidade limitada de crescimento.
  • “Somos um player que trabalha com altos volumes de vendas, ao contrário de Cupertino, que acredita em baixos volumes. Eles fazem um bom trabalho, mas o modelo de negócios deles é: alta margem de lucro, alta qualidade e preços altos. Esta é a forma como a Apple entra no mercado.”
  • Para Ballmer, a Apple gosta de passear pelos segmentos da indústria e dizer que não tem interesse na área e que não quer se envolver. Então, depois que a Microsoft encontra um caminho para desenvolver o mercado e torná-lo lucrativo, “a Apple é justamente o nosso primeiro concorrente. E ainda vem com o papo de terem os equipamentos mais legais” — desabafa.
  • É fácil para Cupertino ter uma margem de sucesso maior nas campanhas quando você começa a fazer isso antes. “Nossas campanhas só começaram em abril deste ano”, aponta.
  • Frente aos seus cinco principais concorrentes — ele menciona Amazon.com, Google, Apple, Oracle e Cisco —, a Microsoft tem feito um ótimo trabalho, vencendo em 70% das situações graças às parcerias estratégicas estabelecidas. Outra área na qual obteve ainda um ano de sucesso foi na captação de novos talentos nos campi universitários, contratando os melhores e mais brilhantes profissionais da próxima geração.

Leia o discurso na íntegra aqui, em inglês.

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