Quando se trata do reparo de produtos, a Apple possui um dos mais altos padrões na indústria — e isso certamente deve ser considerado na hora de ela escolher os seus parceiros de reparo.
Todavia, parece que esse não é o caso da CSAT Solutions, em Houston (Texas, Estados Unidos) — uma assistência parceira da Maçã que, segundo seus funcionários, apresenta péssimas condições de trabalho, mesmo após inspeções da Apple.
Em uma reportagem, o Business Insider conversou com diversos funcionários do local que descrevem a CSAT como uma “sweatshop” (“fábrica de suor” ou “fábrica exploradora”) — com expedientes de até 13 horas diárias, ar-condicionado quebrado e prazos de reparo surreais. Um dos trabalhadores chegou a dizer que os técnicos são comparáveis a “escravos”.
Em relação ao ar-condicionado defeituoso, funcionários disseram que são instruídos a trazerem seus próprios ventiladores pessoais. Não há banheiros suficientes no prédio e o cheiro do local é horrível. Além disso, celulares e bate-papos paralelos são proibidos, disseram os trabalhadores.
Diz-se também que os técnicos são incumbidos de concluir os reparos em menos de uma hora, algo classificado como “impossível de sustentar”.
“Fabrica exploradora seria a maneira #1 como eu descreveria a CSAT […]. As pessoas estão correndo em todos os lugares. Pessoas estão ouvindo gritos. É muito caos quando você entra”, disse um gerente que trabalhou lá por quatro anos.
Até agora, a CSAT tem sido parceira da Apple somente no reparo de Macs, mas aparentemente a relação das duas vem aumentando e a Maçã estaria expandindo a parceria para substituição de baterias e alguns outros serviços de gadgets.
Em um comunicado, a Apple disse que mantém seus fornecedores e parceiros nos “mais altos padrões da indústria” e que faz visitas regulares para inspecionar as condições de trabalho. Segundo um porta-voz da empresa:
Mantemos os mais altos padrões da indústria e avaliamos regularmente nossos fornecedores para garantir que os cumpram. […] Fizemos três avaliações na CSAT em Houston nos últimos anos e os membros da Apple visitam regularmente o local. Levamos todas as alegações a sério e iremos investigar. Como sempre, nosso foco é garantir que todos em nossa cadeia de suprimentos sejam protegidos e tratados com dignidade e respeito.
Entretanto, funcionários disseram que, de fato, os auditores da Apple visitam a CSAT, mas que os técnicos são instruídos a “fazer certas tarefas de maneira diferente” quando inspecionados.
Essa é uma alegação séria, e é de se esperar que a Apple tome alguma providencia para investigar e melhorar as condições para tais funcionários.
via 9to5Mac